Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

8 de março

Márcia comemora 50% do secretariado feminino: “Cuiabá como case nacional de políticas para mulher”

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Márcia comemora 50% do secretariado feminino: “Cuiabá como case nacional de políticas para mulher”
A primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro publicou um artigo nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, comemorando o fato de a capital ter 50% de seu secretariado formado por mulheres. Segundo Márcia, isso faz de Cuiabá um “case nacional em políticas públicas para mulher e a valorização de seu público feminino interno, como servidores, colaboradores diretos e indiretos, também se fortaleceu na mesma proporção”.


Leia também:
“Nos primeiros meses da pandemia já tivemos feminicídio, após dois anos sem registro”, conta delegada

Márcia afirmou que a capital vai na contramão do resto do país, onde dados mostram que apenas 25% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. “No Governo Federal, nos últimos anos, 188 ministros foram escolhidos e apenas 21 eram mulheres. Cuiabá tem sido exemplo nesse sentido, e paralelamente a isso causa um impacto positivo na formulação de políticas que asseguram um ambiente mais igualitário e justo  em todos os setores não só da esfera pública”, afirmou a primeira-dama.

Neste segundo mandato são 8 secretárias do chamado 1ª escalão, 10 adjuntas (2º escalão) e 35 cargos de diretoria em todo o funcionalismo da Prefeitura de Cuiabá. As gestoras comandam as pastas da Educação, Mulher, Turismo, Gestão, Saúde (interinamente), Procuradoria, Controladoria, Assistência Social e Cultura.  

“As nomeações têm se dado a partir do momento em que a sociedade passa a pautar seus líderes por características como inovação, capricho, criatividade e o olhar mais sensível, que é quando o estilo de liderança feminino ganha força e espaço. O aumento da participação da mulher está aliado à força dos movimentos feministas na última década, que buscam a igualdade de direitos, principalmente acerca das posições de lideranças”, completou a primeira-dama.

Além da presença de mulheres no alto escalão, Márcia também elogiou as medidas feitas pelas secretarias, como ações do Siminina, que oferece cursos para meninas de 6 aos 14 anos. “Essas políticas ajudam ainda a quebrar diversos paradigmas na sociedade, inclusive os desafios para a mulher gestora seguir o estilo de liderança feminino, o qual se esbarra em muitos preconceitos e estereótipos de gênero ainda imposto pela cultura machista da sociedade que vem sendo quebrada nos últimos anos”, afirmou.

“Seguimos esperançosos para essa crescente que precede um fortalecimento histórico da causa feminina e, para os próximos anos, irá fomentar maior espaço e igualdade em áreas antes predominantemente consideradas ‘masculinas’”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet