Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Lula elegível

Lúdio diz que é preciso ‘cautela’ em análise de decisão de Fachin: “pode ser parte de um jogo de xadrez processual”

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Lúdio diz que é preciso ‘cautela’ em análise de decisão de Fachin: “pode ser parte de um jogo de xadrez processual”
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) viu com receio a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou, nesta segunda-feira (8), a anulação de todas as decisões tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) nas ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Lúdio, isso pode “ser parte de um jogo de xadrez processual para evitar a demolição de vez de todos esses processos [que envolvem o ex-juiz Sérgio Moro]”.


Leia também:
Ministro anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato e ex-presidente volta a ser elegível
 
Fachin, nesta segunda-feira (8), ordenou que os casos relacionados a Lula sejam reiniciados na Justiça Federal do Distrito Federal. Na avaliação do ministro, as ações não poderiam ter corrido em Curitiba, porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobrás. 
 
“Embora aparentemente seja uma decisão que recupere o estado de direito, a constituição, e o devido processo legal, como todos os processos que envolvem o ex-presidente Lula foram politizados dentro do poder judiciário, é uma decisão que precisa ser analisada com muita cautela”, afirmou o parlamentar.
 
“Estava muito próximo de acontecer o julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. O ministro Fachin já poderia ter tomado uma decisão dessa natureza em outras ocasiões, desde o início a defesa alega a incompetência da 13a vara de Curitiba para tratar essas questões”, completou.
 
Para o deputado petista, agora é necessário analisar a repercussão imediata da decisão, se cabe recurso ao plenário, e principalmente como ficam as investigações envolvendo Moro. “Como ficam o processo de investigação que o Ministério Público Federal fez, a vaza jato e as revelações dos diálogos daquela operação, que já demonstraram todo o desvio dentro do próprio MPF? Então é preciso cautela”.
 
Politicamente Lúdio afirma que não é possível prever o que pode acontecer em 2022, muito menos as próximas ações do presidente Jair Bolsonaro. “Gato escaldado tem medo de água fria. Agora é aguardar a leitura que a defesa do ex-presidente fará sobre essa decisão e as implicações disso”, finalizou.
 
Comemoração
 
Em tom de comemoração, a vereadora por Cuiabá Edna Sampaio fez uma publicação em seu Instagram comentando a decisão de Fachin: “O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou TODAS as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná referentes às investigações da Operação Lava Jato. Vitória da verdade, vitória dos trabalhadores. As fake news não vão se sobrepor à realidade. O PT é o maior partido do país e Lula foi o melhor presidente que este país já teve. Um sopro de esperança, continuamos na luta, presidente!”, escreveu.

A assessoria de imprensa do deputado estadual Valdir Barranco também publicou sobre a decisão nas redes sociais, e escreveu: "Há esperança!!!! A justiça começa a ser feita e a verdade estabelecida", diz a publicação. Barranco segue internado em UTI em São Paulo em decorrência da Covid-19.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet