Olhar Direto

Sábado, 19 de junho de 2021

Notícias | Variedades

Segunda graduação ou pós: qual a melhor opção?

Segunda graduação ou pós: qual a melhor opção?

Segunda graduação ou pós: qual a melhor opção?

Cada dia o mercado de trabalho está mais competitivo, para se destacar as pessoas devem investir em educação e capacitação para construir uma carreira sólida e conquistar bons cargos.

Por esse motivo, muitos profissionais após finalizar a primeira graduação encontram-se com dúvidas acerca de como seguir o futuro. A principal dúvida que surge para muitas pessoas é: Segunda graduação ou pós-graduação? Qual a melhor opção?

Não existe uma resposta concreta para essa pergunta, tudo depende do objetivo do profissional e de outros diversos fatores, como tempo, disponibilidade, custo, e por aí vai.

Conheça as vantagens e desvantagens de optar por uma segunda graduação ou uma pós, e descubra qual a melhor opção para você:

Segunda graduação: vantagens e desvantagens

A segunda graduação é ideal para quem não está satisfeito com a área ou o curso de atuação, isso é mais comum do que parece, as pessoas podem ao final da graduação deixar de se identificar com a área e querer trocar de ramo.

Vantagens

  • Ao optar por uma segunda graduação você estará preparado para ingressar em uma área diferente, e poderá ter um sucesso maior no mercado de trabalho;

  • Você com certeza adquira mais conhecimento e experiências;

  • Uma segunda graduação demonstra atitude de mudança e agrega valor ao currículo;

  • Dependendo da instituição e da semelhança entre os cursos, você poderá também optar por eliminar algumas matérias.

Desvantagens

  • Optar por uma nova graduação demanda tempo, investimento financeiro e uma grande dedicação;

  • Transmite falta de especialização, você não possuirá nenhum título;

  • Além disso, existe pouco sentido em fazer duas graduações semelhantes.

Pós-graduação: vantagens e desvantagens

A escolha de uma pós-graduação é uma excelente opção em muitos cenários, principalmente se você deseja se tornar especialista em uma área específica, por exemplo.

Vantagens

  • A pessoa que opta por realizar uma pós graduação, adquire um conhecimento aprofundado de determinada área;

  • Além disso, ao contrário da realização de uma segunda graduação, ao realizar uma pós há uma grande possibilidade de se tornar especialista;

  • Possuir uma pós-graduação gera um aumento da valorização do currículo;

  • Escolher a pós exige um menor investimento financeiro, além disso as pós-graduações duram um menor tempo e existem muitas opções de cursos de pós-graduação à distância.

Como escolher?

As duas opções possuem os seus prós e contras, e por esse motivo é importante estar atento a alguns fatores específicos sobre você.

É importante primeiro traçar os seus objetivos profissionais, por exemplo, se a sua ideia é mudar de área, o ideal é que você faça uma segunda graduação, já se você gostaria de se especializar, uma pós-graduação seria suficiente.

Você deve estar atento também a disponibilidade financeira e de tempo. As graduações duram mais tempo, e consequentemente exigem um custo maior. Por outro lado, você pode conciliar o seu trabalho e obrigações com uma pós-graduação EAD, que terá uma menor duração, um menor custo e exigirá menos disponibilidade.

 

Sitevip Internet