Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Variedades

15 livros infantis para ler para as crianças em casa

Foto: Reprodução

15 livros infantis para ler para as crianças em casa

Dicas servem para pais e familiares que buscam alternativas em meio à pandemia

 

A pandemia causada pela COVID-19 alterou a rotina de praticamente todas as famílias brasileiras. Com as crianças passando mais tempo em casa, as opções de interação diminuíram, já que não é recomendável sair de casa nesse momento, segundo órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com isso, muitos pais e familiares têm buscado alternativas para entreter as crianças para além do uso de eletrônicos. Há uma preocupação legítima por parte de educadores, psicólogos e pedagogos sobre a quantidade de horas que os pequenos têm passado diante das telas.

Uma pesquisa realizada em meados de 2020 pelo Hospital JK Lone, de Jaipur, na Índia, mostrou que 65% das 203 crianças que participaram do estudo não conseguiram se manter afastadas de um dispositivo eletrônico por mais de 30 minutos.

Diante desse cenário, encontrar rotas opções e criar possibilidades é uma tarefa fundamental – e o livro certamente pode ser um companheiro decisivo na vida das crianças.

Como escolher livros para as crianças?

A leitura é importante não só para aguçar a imaginação e incrementar o vocabulário. Para os pequenos, a prática serve também como forma de se aproximar do ambiente escolar, sobretudo em um momento no qual as escolas estão parcialmente fechadas e as aulas são realizadas remotamente.

 

Para muitos pais e mães, existe uma dificuldade compreensível em definir qual o melhor livro para os filhos. Muitos aspectos influenciam essa decisão, como a idade e as preferências da criança.

Para facilitar a aquisição de obras adequadas, muitas companhias estão investindo em serviços cujo propósito está na oferta de assinatura de livros infantis com o acompanhamento técnico e profissional de especialistas no assunto.

Confira 15 livros para afastar os pequenos das telas

A seguir, listamos 15 obras que estão presentes nos clubes de assinatura infantil e que podem ajudar as crianças a absorver melhor a prática da leitura em um momento tão complicado.

A lista também serve para que pais e familiares possam escolher o livro certo na hora de interagir com os pequenos. E vale o recado: a leitura precisa ser prazerosa e não pode ser encarada como uma obrigação! Confira.

1. Os convidados de senhora Olga – Eva Montanari

O livro reúne um conglomerado de personagens conhecidos na história da literatura moderna, como a barata de Franz Kafka, o coelho da história de Alice, a sereia de Hans Christian Andersen, os mosqueteiros de Alexandre Dumas, o barão de Italo Calvino e a baleia Moby Dick. Mesmo cega e vivendo no alto de uma colina, Olga é sempre visitada por alguém especial. Mas quem será que conduz esses personagens até a velhinha? Nina, sua neta, tem a resposta.

2. Lulu e o urso – Carolina Moreyra

Um livro que mostra a relação de uma menina curiosa com o passado. As recordações de uma caixa com objetos antigos da mãe servem de passaporte para encontrar e desvendar uma série de memórias familiares.

3. Mateus e seu gato vermelho – Silvina Rocha

Mateus ganha de presente um caderno com páginas branquíssimas, sem linhas: um verdadeiro convite para desenhar. No entanto, o menino não perde tempo e, com seu lápis vermelho, começa a traçar um gato alegre. O gato, no entanto, vai ficando triste. O que ele precisa para se alegrar novamente nas páginas do caderno? Essa será a busca de Mateus.

4. Porquês – Jandira Masur

A curiosidade é inerente ao aprendizado. Nesse livro, um menino com muitos porquês quer descobrir o mundo e suas nuances. Mas uma dúvida maior o atormenta: será que, quando ele crescer e já tiver idade, ainda vai querer saber?

5. O tapete de pele de tigre – Gerald Rose

Houve certa vez um tigre muito magro, que vivia nas profundezas da selva indiana. Um dia, ele viu um dos empregados do Rajá limpando os tapetes nos jardins do palácio. De fato, um deles era justamente uma pele de tigre. Foi então que ele teve uma ideia. Você imagina qual tenha sido?

6. O sol se põe na tinturaria Yamada – Claudio Fragata

Ao retornar à cidade na qual passou a infância, o senhor Yamada faz uma viagem no tempo com o neto, a partir de poesias e de uma velha cantiga. Nesse livro, temas como memória, relações familiares, amor e compaixão nos brindam com uma história incrível!

7. Turma da Mônica – Lendas Brasileiras – Mauricio de Sousa

Esse livro introduz algumas lendas brasileiras aos pequenos, como Boitatá, Curupira, Lobisomem, Iara, Mula Sem Cabeça e Saci. Não apenas toda ilustrada com os desenhos da Turma da Mônica, a obra também vem acompanhada de um CD com as lendas narradas pelo próprio Mauricio de Sousa.

8. O Menino Maluquinho – Ziraldo

Um clássico da literatura brasileira, um menino muito curioso e arteiro está sempre envolvido em confusões. Criado por Ziraldo, o Menino Maluquinho serve de espelho para muitas crianças sedentas por descobrir o mundo, com imaginação aguçada, sem medos e com muita disposição!

9. Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles

Através de exemplos simples e cotidianos, o eu lírico faz com que o leitor perceba que, ao longo do caminho, é preciso escolher. Acima de tudo, estar atento e consciente é fundamental para se decidir entre uma coisa e outra. Afinal, seja qual for a escolha tomada, a opção implicará sempre em perda – notavelmente, é o que os versos de Cecília ensinam.

10. Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha

O título do livro faz menção a uma das maiores dúvidas de Marcelo: por que as coisas têm determinados nomes? E se pudéssemos dar outros nomes às coisas que já existem? Como isso afetaria o mundo?

11. O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos

Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, a rotina de Zezé vira de cabeça para baixo quando o pai perde o emprego e a família precisa se mudar porque já não é mais capaz de manter o padrão de vida. No novo endereço, ele vai criar uma amizade inesquecível com o pé de laranja lima, com quem compartilha dúvidas e angústias.

12. Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Dois universos paralelos convivem em harmonia: personagens do mundo “real” (Pedrinho, Dona Benta e Tia Nastácia) e criaturas do universo “imaginário” (Saci, Cuca, princesas encantadas). Clássico de Monteiro Lobato, a interlocução entre esses dois mundos é capaz de criar histórias incríveis e que vão deslumbrar os pequenos.

13. Eu que vi, eu que vi – Devison Amorim do Nascimento

A narrativa se passa na Amazônia brasileira, que abrange nove estados do nosso país: Pará, Roraima, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Os animais são os personagens, que passarão por uma grande aventura nesse livro encantador.

14. A maior flor do mundo – José Saramago

Esse pequeno conto criado pelo mestre da literatura portuguesa é uma das poucas obras do autor direcionado às crianças. Indiscutivelmente, A maior flor do mundo é um magnífico exemplo de como “coisas incríveis podem acontecer” quando se está imerso no mundo da literatura.

15. Minha professora é um monstro! (Não sou, não.) – Peter Brown

Nem sempre as pessoas são o que parecem. Beto tem a pior professora do mundo. Ela ruge, bate o pé e deixa sem recreio as crianças que gostam de jogar aviõezinhos de papel. Ela é um monstro! Por sorte, Beto sempre tem os fins de semana para se divertir e brincar no parque. Até que um dia… ele encontra sua professora justamente em seu lugar preferido.

Independentemente da escolha do livro, a prioridade deve ser oferecer à criança uma nova experiência, que estimule sua criatividade e que seja, principalmente, um momento de conexão entre pais, mães e filhos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet