Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Em reunião com SES-MT

Baixa aplicação de vacinas está relacionada a problemas de conectividade e falta de servidores, diz Cosems-MT

Foto: Michel Alvim

Estado e Conselho convocam reunião com gestores municipais para tratar sobre a atualização dos dados de vacinação

Estado e Conselho convocam reunião com gestores municipais para tratar sobre a atualização dos dados de vacinação

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antonio Norberto, disse que o número baixo de vacinas aplicadas em alguns municípios de Mato Grosso está relacionado a problemas de conectividade e a falta de servidores. Afirmação foi feita durante reunião virtual com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), que debateu sobre as dificuldades e estratégias para a alimentação do sistema oficial de vacinação do Ministério da Saúde.


Leia também:
Ministério da Saúde atende pedido de Mauro e deve antecipar vacina de policiais e bombeiros

“Nós estamos trabalhando incansavelmente. Pode ter certeza que temos mais o problema técnico. Temos municípios com problemas sérios de conectividade, temos problemas de [quantitativo] de servidores – já que há inúmeros servidores afastados –, nós temos ‘n’ motivos. Mas uma coisa eu posso garantir: as doses estão sendo aplicadas. Cada vacina que chega vai imediatamente para a aplicação”, pontuou o presidente do Cosems, Marco Antonio Norberto. 

Além dos secretários e secretárias municipais de Saúde de Mato Grosso, também participou da reunião o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

“Tenho certeza que as gestões municipais estão fazendo o principal: vacinando a população. No entanto, sabemos das dificuldades que os municípios encontram para atualizar o sistema e por isso promovemos esse diálogo. Há um empenho mútuo para fazermos refletir a realidade da vacinação nos números de Mato Grosso”, disse o secretário Gilberto Figueiredo. 

De acordo com informações da assessoria, as doses recebidas do Governo Federal são entregues pela SES aos municípios e as gestões municipais são responsáveis pela vacinação do público-alvo.

Até a tarde desta terça-feira (3), o estado de Mato Grosso tinha recebido 447.960 doses do Ministério da Saúde e já distribuiu 445.995 doses às Regionais de Saúde – o que equivale a distribuição de 99% do quantitativo recebido.

Quanto a aplicação, o sistema oficial aponta 226.857 doses em Mato Grosso, 50,6% do total, sendo 164.029 aplicações da primeira dose e 62.828 da segunda dose. 

De acordo com o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da SES, o Estado monitora os dados consolidados de vacinas aplicadas com base no sistema oficial do Ministério da Saúde, que é alimentado pelos próprios municípios. 

“Os dados divulgados pelo Governo Federal são públicos. É aconselhável que os gestores acompanhem as informações públicas que constam neste sistema oficial do Ministério da Saúde, como forma de evitar qualquer desalinhamento. Caso seja identificado algum problema, é necessário o diálogo com os Escritórios Regionais para que seja encontrada e sanada a possível inconformidade”, concluiu o gestor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet