Olhar Direto

Notícias / Cidades

UNIÃO TRABALHISTA

Servidor do sistema penitenciário afirma que união da classe é essencial para garantia de direitos

Da Redação - Marcos Salesse

08 Abr 2021 - 14:00

Foto: Arquivo Pessoal

Servidor do sistema penitenciário afirma que união da classe é essencial para garantia de direitos
Encerrando uma carreira de 21 anos no sistema penal, o policial penal Glademir Jacó da Rocha, afirmou na última terça-feira (6) que para garantir melhorias para a categoria foi necessário sempre a união dos trabalhadores junto ao Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen). Para Glademir, "sem luta, a categoria não conquista nada" e para isso é necessário uma mobilização constante. Em processo de aposentadoria, o policial relembra os momentos de superação que passou durante o trabalho nas unidades. 

Leia mais: 
Vacinação de profissionais da segurança é adiada após confusão entre Estado e Município

"De quando eu comecei a trabalhar até hoje, viemos engatinhando nas conquistas. Muito servidor que chega hoje na carreira, acha que foi porque o governo quis dar benefício. Mas se não fosse a gente se unir e lutar, ainda estaríamos nas condições precárias de 20 anos atrás", conta o policial penal.

De acordo com a entrevista dada pelo servidor para o Sindicato, uma das principais reivindicações atendidas foi a mudança na jornada de trabalho. "Quando eu entrei o plantão era de 24 horas e folgava outras 24 horas. Depois passou para o regime 24h/48h, até chegar ao atual de 24 horas por 72 horas. Também melhoramos o plano de carreira. Muita coisa mudou, mas precisamos continuar lutando".

O policial penal enfatiza que todas as melhorias na carreira e no sistema são fruto da organização e luta da classe. "Se a categoria não continuar lutando, vai perder o que conquistou. Querem terceirizar, privatizar e enfraquecer o sistema", finalizou. 

LUTA PELA VACINA 

No final de março, o Sindspen reforçou a cobrança, junto ao Governo de Mato Grosso, para que os policiais penais e os demais servidores penitenciários sejam vacinados contra o coronavírus. Em comunicado emitido pela presidente interina do sindicato, Jacira Maria, a vacinação é essencial para a manutenção do sistema penitenciário do estado.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet