Olhar Direto

Sábado, 08 de maio de 2021

Notícias | Política MT

ALTA MORTALIDADE

Governo se compromete a incluir gestantes no grupo prioritário de vacinação, afirma deputada

Foto: Reprodução

Janaina Riva ao lado do médico Ângelo Barrionuevo (Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetricia), Dr. João e a vereadora Maysa Leão (Cidadania)

Janaina Riva ao lado do médico Ângelo Barrionuevo (Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetricia), Dr. João e a vereadora Maysa Leão (Cidadania)

O governo estadual deve incluir mulheres gestante e puérperas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso. A inclusão atende pedido da Assembleia Legislativa (ALMT), principalmente da deputada Janaina Riva e do colega Dr. João, ambos do MDB.

Leia também:
Wellington diz que Anvisa deve aprovar Sputnik, mas doses irão para a União

“Agora a pouco estive com o governador Mauro e fiz o pedido a ele sobre projeto que apresentei junto ao deputado Dr. João, para que as gestantes sejam prioritárias na vacinação e ele nos deu sua palavra de que vai enviar à Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), ainda nesta semana”, explicou Janaina.

A proposta segue o fato de que desde o início da pandemia, o Brasil registrou 979 mortes de grávidas ou mulheres que acabaram de dar à luz diagnosticadas coma Covid-19. A proposta inclui mulheres grávidas, lactantes e que tiveram bebês há 60 dias.

A CIB é responsável por aprovar as resoluções que estabelecem o planejamento da vacinação em Mato Grosso. Além de já ter autorizado a prioridade dos agentes das forças de segurança, a comissão também analisa a inclusão dos profissionais da educação.

Já há proposta similar na Câmara dos Deputados. O Ministério da Saúde já publicou portaria que recomenda a vacinação de mulheres grávidas que tenham doenças prévias (comorbidades).

As grávidas sem comorbidades podem receber a vacina, mas a orientação é que isso é uma decisão a ser tomada depois de uma avaliação de risco e benefícios com médicos.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet