Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

NOVA ESTRATÉGIA

Clínica CEICO inaugura primeira sala de tomografia temática no Estado para facilitar exames em crianças

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Clínica CEICO inaugura primeira sala de tomografia temática no Estado para facilitar exames em crianças
O Centro de Imagens do Centro Oeste (CEICO) inaugura nesta semana, em sua clínica em Várzea Grande, uma sala temática para exames de tomografia, com o intuito de facilitar a realização do exame em crianças, reduzindo a necessidade de sedação e exposição à radiação. A sala pode ser utilizada para pacientes de todas as idades, mas para os pacientes pediátricos a ambientação do fundo do mar deve contribuir para distrair e acalmar a criança.

 
Leia mais:
Vacinômetro: MT alcança 10% de vacinados com a primeira dose contra a Covid-19; Cuiabá atinge 12%
 
A sala é ambientada como se fosse o fundo do mar. Os adesivos colocados na máquina farão com que ela lembre um submarino, criando assim um ambiente lúdico, para diminuir o nervosismo dos pacientes pediátricos. De acordo com o médico Raul Bernardo, esta é a primeira sala no estado a oferecer o exame desta maneira.
 
“O objetivo de se montar uma sala deste tipo é para que pacientes pediátricos não fiquem assustados, porque eles, em muitas ocasiões, ficam agitados por causa de todo aquele maquinário, e aí acaba sendo necessário o uso de sedação. Acontece também do exame não ficar bom devido à agitação e precisar fazer de novo, e cada vez que se repete é mais radiação. Então com uma sala dessa conseguimos reduzir a radiação, reduzir uso de sedativos, trazendo mais conforto para os pacientes”, explicou.


 
Segundo o médico, hospitais pediátricos nos Estados Unidos têm relatado redução de até 60% o uso de sedativos com essas técnicas. Ele afirmou que alguns pacientes precisam fazer este exame várias vezes ao longo dos anos, por isso é muito importante dar-lhes uma experiência positiva com seu primeiro exame, que não os deixe traumatizados e recusando-se a fazer outro exame em sua próxima consulta.
 
O equipamento conta com as mais modernas técnicas de redução de radiação, como reconstrução iterativa, Smart Ma, reporte de dose, entre outros. Outra novidade é o emprego do protocolo “Color Coding for Kids”, que consiste em identificar a criança com uma fita colorida. Cada cor representa uma faixa de peso e altura e no console da máquina há protocolos pediátricos pré-carregados com base na classificação de cores da criança. Com isso é possível fazer exames individualizados para cada criança, diminuindo o número de erros na hora de selecionar o protocolo e consequentemente reduzindo a dose de radiação.
 
A sala deve estar operando normalmente até o final desta semana. Outra vantagem de ser a única clínica com duas salas de tomografia na cidade de Várzea grande, é que será feito triagem de pacientes Covid e não Covid, diminuindo o risco de contágio para aqueles que precisam realizar tomografias por outras patologias.
 
O médico ainda fez algumas recomendações para os pais, que têm papel fundamental na experiência da criança antes e durante o exame. Ele sugere que o responsável:
 
- Comece a preparar seu filho no dia anterior.
 
- Avise seu filho que ele vai tirar fotos, para que o médico possa saber mais sobre seu corpo.
 
- Use palavras simples para descrever o que ele irá realizar.
 
- Tranquilize seu filho falando que você vai estar sempre do lado dele.
 
- Traga itens de conforto que ajudem seu filho a se sentir seguro, como um brinquedo ou cobertor favorito.
 
- Caso tenha outra ideia de distração, como música ou desenho favorito, comunique nossa equipe para preparamos o melhor cenário para seu filho.
 
A clínica CEICO desenvolveu estas novas estratégias para lidar com os desafios diagnósticos, principalmente em crianças pequenas, que ficam com medo e ansiosas quando entram em uma sala de exames.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet