Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

barrada pela anvisa

Dilmar diz que Governo busca ajuda da AL e bancada federal para liberação da Sputnik V

27 Abr 2021 - 18:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Dilmar diz que Governo busca ajuda da AL e bancada federal para liberação da Sputnik V
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), afirmou que o governador Mauro Mendes (DEM) pediu apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da bancada federal para que a vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, tenha o uso liberado no Brasil.


Leia também:
Diretor russo afirma que Anvisa foi mentirosa ao barrar Sputnik V e Fundo diz que há pressão dos EUA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) barrou a importação das doses da vacina russa após apontar que faltavam dados na documentação enviada pelo laboratório responsável. Nesta terça-feira (27), governadores se reuniram com representantes do governo russo para discutir os problemas apontados pela agência. Mato Grosso havia negociado a compra de 1,2 milhão de doses com o laboratório.

“O governo com toda a certeza vai pedir apoio da Assembleia Legislativa, mas também da bancada federal até porque nós estaríamos ajudando o governo federal na compra dessas vacinas. Com isso nós estaríamos trazendo uma vacinação, aprovando e liberando pela Anvisa, para pessoas até 18 anos talvez, 20 anos, quanta gente poderia estar sendo vacinada com essa vacina que o governo de Mato Grosso propôs a compra”, afirmou Dilmar nesta terça-feira (27).

Segundo o parlamentar, a Anvisa se apegou a questões técnicas ao invés de “olhar pela questão das vidas”. “O governo já pediu apoio à Assembleia, conversou com o senador Jayme Campos e está procurando a bancada federal para que apoiem nessa decisão do governo federal através da Anvisa. Foi colocado no grupo dos deputados o posicionamento, então estamos aguardando para fazer essa videoconferência e buscar o que a Assembleia pode buscar no Governo do Estado”, completou.

Na tarde desta terça-feira (27), o Governo do Estado emitiu uma nota afirmando que a Sputnik V já está em uso em 62 países e que a legislação brasileira “estabelece o rito automático de aprovação quando uma vacina encontrar-se apta em pelo menos uma das 11 principais agências reguladoras internacionais. A Sputnik V já está aprovada em três dessas agências e lamentamos que a Anvisa não tenha adotado esse procedimento previsto na lei brasileira”, diz a nota.

Ainda segundo o Governo de Mato Grosso, os documentos solicitados pela Anvisa estão no processo encaminhado à agência e, de qualquer forma, a documentação será reapresentada junto a uma solução para cada questionamento, conforme os critérios internacionais de saúde. “Neste momento, um grupo de técnicos ligados aos estados compradores, juntamente com a assessoria da agência reguladora russa, o Ministério da Saúde da Rússia e um comitê científico brasileiro estão trabalhando para reapresentar todas as informações solicitadas pela Anvisa”, finaliza o texto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet