Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Veja vídeo

Operação da PF e MPF apreende dez aeronaves e veículos de luxo; casa de alto padrão em VG foi alvo

Foto: Reprodução

Operação da PF e MPF apreende dez aeronaves e veículos de luxo; casa de alto padrão em VG foi alvo
A 'Operação Grão Branco', deflagrada na manhã desta quinta-feira (06), pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio de sua unidade no município de Cáceres (MT), e a Polícia Federal (PF), resultou na apreensão de dez aeronaves, veículos de luxo e sequestro de imóveis de alto padrão. Uma destas residências fica localizada em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá).


Leia mais:
PF e MPF cumprem 249 mandados contra quadrilha responsável pelo tráfico internacional de drogas através de aeronaves

Ao todo, foram expedidos 249 mandados pela Justiça Federal em Cáceres, sendo 24 mandados de prisão preventiva, 14 de temporária, 102 de busca e apreensão, sendo 10 de aeronaves, 108 sequestros de bens móveis, imóveis, valores e ativos financeiros, 1 sequestro e gestão de estabelecimento empresarial e 7 cancelamentos de CPFs falsos, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

Uma residência de alto padrão, localizada em Várzea Grande, foi alvo de ação dos agentes da Polícia Federal na fria manhã desta quinta-feira. No imóvel, foram localizados dois veículos de luxo e também uma grande quantidade de dinheiro em espécie.



Um hangar, localizado em São José do Rio Preto (SP), que seria utilizado pelos criminosos, também foi alvo de mandado judicial. Também no Estado paulista, o braço direito do líder da organização acabou preso pela Polícia Federal.

As investigações tiveram início em janeiro de 2019, ocasião em que a Polícia Federal e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) prenderam seis pessoas, no município de Nova Lacerda (MT), que estavam transportando 495 quilos de cocaína. A partir de então, o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal apurou que os detidos faziam parte de uma organização criminosa internacional responsável pela importação de grande quantidade de entorpecente da Bolívia para o Brasil, com o objetivo de mandar a droga para o exterior. 



Com a instauração do inquérito para dar sequência às investigações, o sigilo telefônico e de dados de diversos investigados foi quebrado, possibilitando o desmantelamento de uma parte da organização criminosa.  

As investigações possibilitaram a apreensão de aproximadamente 3,8 toneladas de cocaína, além da identificação de diversos associados, suas tarefas, bem como os veículos e aeronaves utilizados no tráfico. Além da apreensão da droga, também foi realizado o acompanhamento de cargas que efetivamente chegaram ao destinatário, sendo possível, assim, identificar 12 aeronaves utilizadas na traficância. 

O processo tramita sob segredo de justiça. 

O nome da Operação “GRÃO BRANCO” deve-se ao transporte de grãos (soja, milho) do Estado de Mato Grosso para São Paulo para justificar as viagens das carretas que transportavam a cocaína.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet