Ligado à empresa do ramo, o deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), defendeu a concessão de rodovias estaduais para a iniciativa privada ou associações de produtores rurais. Na avaliação do parlamentar, o modelo de gerenciamento de estradas é visto em todo o mundo.
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“Estados com extensão rodoviária muito menor que a de Mato Grosso tem todas as rodovias privatizadas. Mato Grosso tem mais de 20 mil quilômetros de estrada pavimentada e a ser pavimentada, se não passar para a iniciativa privada, com certeza o governo não tem condições de fazer essa manutenção”, disse.
A família de Nininho administra a empresa Morro da Mesa Concessionária S/A, que cuida da MT-130, que liga Rondonópolis a Primavera do Leste, com duas praças de pedágio.
A defesa foi feita logo após o governador Mauro Mendes (DEM) assinar a concessão de 931,5 km de rodovias para a administração de concessionárias e da Associação Agrologística de Mato Grosso.
Se não passar para a iniciativa privada, com certeza o governo não tem condições de fazer essa manutenção
Sobre a cobrança de pedágio nos trechos, principal reclamação de caminhoneiro e usuários, Nininho destacou que é necessário pensar na segurança que uma pista com boa manutenção proporciona.
“A gente sabe que quando se fala em pagar pedágio, a população rejeita, mas não analisam que o pedágio mais caro é aquele buraco na pista que estoura um pneu, tira uma vida, que não tem segurança”, pontuou.
Com esses novos contratos, Mato Grosso passa a contar com 1.394 km de rodovias sob regime de concessão, sendo 700,8 km somente na atual gestão. Outros 419 km foram concedidos nos últimos dois anos às PPPs sociais.