Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Dentistas participavam de esquema

Alvo de operação por 'rachadinha', coordenador da Saúde auxiliava plano de imunização da Covid-19

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Alvo de operação por 'rachadinha', coordenador da Saúde auxiliava plano de imunização da Covid-19
Renei Lara da Silva, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, é um dos alvos da Operação Autofagia, deflagrada nesta terça-feira (11) para cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão e medidas cautelares de afastamento de servidores da Pasta do município de Cuiabá.Os alvos são acusados de transferir colegas e depois, sob ameaça e pressão, receber parte de seus salários, em um esquema semelhante a 'rachadinha'. Sua saída foi pedida porque ele estava auxiliando plano de imunização da Covid-19 na cidade.


Leia mais:
Deccor cumpre mandados em operação contra 'rachadinha' na prefeitura de Cuiabá e afasta servidores

Quando as investigações foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), os profissionais foram afastados de suas funções. Contudo, o dentista que atuava como coordenador de Saúde Bucal de Cuiabá estaria auxiliando no plano de imunização contra a Covid-19, o que reforçou a necessidade de afastamento judicial do cargo e proibição de acesso à Secretaria de Saúde do município.

Ainda conforme as investigações, o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá facilitava a transferência de servidores da área para unidades onde estes receberiam subsídios maiores.

Em seguida, junto a outros dois dentistas, também ligados à mesma coordenadoria, passavam a pressionar e ameaçar os servidores transferidos para que estes devolvessem parte dos subsídios recebidos a título de salário. Até o momento, foram identificadas cinco vítimas do trio de dentistas, mas é possível que este número seja maior, conforme as apurações avancem.

As investigações, que tiveram início em dezembro do ano passado, seguem para apurar se há outras vítimas, assim como analisar o material apreendido.

Desde as primeiras horas da manhã, as equipes de policiais civis estão nas ruas para cumprir os cinco mandados de busca e apreensão e as decisões judiciais que determinaram o afastamento de três servidores da área de saúde bucal do município. As buscas são realizadas nas residências dos servidores investigados.

Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa e concussão (Artigo 316 do CP), que caracteriza a conduta de funcionário público quando exige vantagem indevida para si ou para terceiros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, porém, em razão de tal função.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que o esquema já havia sido denunciado ao Ministério Público. Confira baixo:

Em relação à operação deflagrada nesta terça-feira (11) pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, ao tomar conhecimento do suposto esquema na saúde bucal, a secretária Ozenira Félix instaurou procedimento e formou uma comissão técnica para produzir um relatório, cujas informações levantadas foram todas encaminhadas ao Ministério Público Estadual, em fevereiro deste ano, conforme publicado na própria página da Prefeitura de Cuiabá na internet. Além disso, os servidores envolvidos foram exonerados e uma portaria foi instaurada, determinando que todos os profissionais de odontologia retornassem para seus postos de trabalho de origem. A SMS afirma que sempre esteve e segue a inteira disposição dos órgãos competentes para elucidar o caso.

Atualizada às 08h25
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet