Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

DIREITO AO SIGILO

Mesmo com nota técnica, pessoas que vivem com HIV ainda não podem ser vacinadas no SAE do Grande Terceiro

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mesmo com nota técnica, pessoas que vivem com HIV ainda não podem ser vacinadas no SAE do Grande Terceiro
Apesar da nota técnica publicada pela Prefeitura de Cuiabá na última sexta-feira (7), pessoas que vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ainda não podem ser vacinadas contra a Covid-19 no SAE do Grande Terceiro. A unidade, considerada referência no atendimento a esta população, não está preparada para receber as doses, mesmo com o adiantamento da vacinação do grupo de 50 a 54 anos com comorbidades para esta quarta-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda não há uma data para o início da vacinação no local. 


Leia mais: 
Mato Grosso registra 36 mortes nas últimas 24 horas e totaliza 10.285 óbitos em decorrência do novo coronavírus

De acordo com a nota informativa publicada pela SMS, a escolha da unidade como um dos pontos de vacinação visa minimizar os riscos de quebra de sigilo quanto ao diagnóstico destes pacientes. Entretanto, até o momento todas as pessoas que vivem com HIV e podem ser vacinadas precisam se deslocar para outros locais, como o Centro de Eventos do Pantanal, para tomar a primeira dose do imunizante. 

Questionada sobre os riscos da quebra de sigilo, assegurado pelo Projeto de Lei 7658/14, a pasta afirmou que as pessoas podem emitir diretamente no SAE do Grande Terceiro um guia que comprova a comorbidade sem atestar necessariamente qual o diagnóstico. 

Mesmo sem uma previsão exata de quando as vacinas estarão disponíveis, as pessoas que preferirem tomar o imunizante na unidade devem seguir o seguinte passo-a-passo: 

1. Acesse o site cadastro.vacinacuiaba.com.br 

2.Clique em “Aceitar e Continuar” no quadro pré-cadastro 

3.Selecione a opção “Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos” e clique em próximo passo 

4.Selecione a opção “Centro de Evento do Pantanal – Portaria” e clique em “Próximo Passo” 

5.Preencha todos os dados do solicitante destacados como “obrigatório”. Na opção “Estabelecimento”, informe qual unidade está vinculado (SAE Grande Terceiro, SAE Regional Norte ou CERMAC) e na seção “Comorbidade Relacionada” selecione a opção “Imunossuprimidos”. 

6.Clique em “Enviar Cadastro

Na data da vacinação, o paciente deverá estar munido dos seguintes documentos: QR Code com as informações de data, horário e local de vacinação (impresso); Documento oficial com foto; Guia de encaminhamento para vacinação assinado por profissional de saúde, disponível no SICLOM, em caso de usuários vinculados na unidade do CERMAC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet