Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

INSCRIÇÕES EM JUNHO

Qualifica Cuiabá tem importância fundamental na pandemia, diz Marcia Pinheiro; meta é oferecer 10 mil vagas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Qualifica Cuiabá tem importância fundamental na pandemia, diz Marcia Pinheiro; meta é oferecer 10 mil vagas
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, acredita que o Qualifica Cuiabá em tempos de pandemia do novo coronavírus é de fundamental importância. O programa se integra ao projeto Pra Frente Cuiabá e as inscrições estão previstas para serem iniciadas no próximo dia 14 de junho. Na edição de 2021, são ofertadas 1960 vagas, e a gestão visa oferecer quase 10 mil vagas até o final do mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).


Leia também:
Emanuel diz que ala do DEM “que tem voto” flerta com sua possível candidatura ao Governo do Estado

“Nós queremos chegar até o final do mandato as 10 mil vagas oferecidas, colocadas no programa de governo, para que a gente possa transformar a vida das pessoas que realmente precisam de nosso apoio, do apoio do poder público”, disse a primeira-dama, durante o evento de lançamento da ação Qualifica Cuiabá, nesta segunda-feira (17).

Márcia destaca que consegue perceber a diferença que as ações do programa conseguem fazer na vida dos beneficiados. Ela explicou que muitas mulheres, vítimas de violência doméstica, conseguiram reconstruir suas vidas. Esta pauta, inclusive, será tema de palestras durante os cursos. Além de violência, haverá também palestras sobre álcool e drogas.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a primeira-dama acredita que o Qualifica Cuiabá é de fundamental importância para muitas pessoas que ficaram desempregadas. Márcia acredita que com a ação será possível mudar a vida de muitos cuiabanos que passarão pelas qualificações desejadas.

“É de fundamental importância [durante a pandemia]. Muitos foram desempregados e esses cursos oportunizam a aprender como panificação e confeitaria, produtos que eles podem aprender, fazer em casa e vender. Acho que isso vai ajudá-los muito. Tem muitos setores que continuam aquecidos”, explica Márcia Pinheiro ao Olhar Direto. “Eles terão oportunidade para irem para outro ramo de trabalho que vai oportunizar ter novamente um emprego. Mesmo aqueles que querem empreender, com essa qualificação, eles vão poder”.

Qualifica Cuiabá 2021

O Qualifica Cuiabá 2021 será dividido em três etapas ao longo do ano. A primeira etapa se inicia no dia 14 de junho, com 640 vagas divididas em 32 turmas. Já na segunda etapa está prevista para 12 de julho, com 660 vagas em 33 turmas. Por fim, a última etapa será realizada em 8 de setembro, também com 660 vagas e 33 turmas. Tanto as inscrições quanto os cursos, previstos para iniciar em agosto, são gratuitos.

Entre as 1960 vagas ofertadas, 1700 são para cursos como Construção civil, Tecnologia da Informação, Alimentos, Gestão, Vestuário, entre outros. As demais 260 vagas são para a área de empreendedorismo. Há também uma programação específica para atender o público feminino, jovens em busca de primeiro emprego.

O público-alvo desta edição do Qualifica Cuiabá é composto por jovens, mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas com deficiência física. Os 235 estagiários da prefeitura de Cuiabá também serão beneficiados devido a uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet