Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Secretário de Saúde alerta que prefeitos que anunciarem vacina para público fora do PNI poderão sofrer processo

Foto: Reprodução

Secretário de Saúde alerta que prefeitos que anunciarem vacina para público fora do PNI poderão sofrer processo
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que o prefeito que oferecer vacina contra a Covid-19 para grupos que não são citados dentro do Plano Nacional de Vacinação (PNI) poderão responder por improbidade administrativa.


Leia mais:
Pais que não quiserem enviar filhos à escola terão que assinar termo de responsabilidade; entenda

A fala de Gilberto vai de encontro ao que fez Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, que irá disponibilizar em breve vacinação para jornalistas, o que não consta no documento nacional. Segundo Gilberto, ele também vacinaria todos os grupos se fosse possível, mas que qualquer atitude contraditória tomada pelo gestor pode gerar processos futuros.

“Não se pode o município anunciar a vacinação de grupos que não estão na escala preventivamente já feita. Socorremos Cuiabá ao utilizar a reserva técnica. Alertamos para que os municípios não tomem iniciativa individual que não siga o plano nacional. Isso pode virar improbidade administrativa dos gestores. Qualquer público que não estiver na ordem prioritária do Ministério da Saúde tem que aguardar”, comentou o secretário.

Gilberto ainda disse que a prioridade do momento é vacinar o público que já foi escolhido pelo Ministério da Saúde. “Algumas pessoas tomam decisões isoladas e mandam ofício para o secretário resolver a falta de vacina. Não é assim. Tá errado anunciar que vai vacinar qualquer público que não esteja no plano do Ministério da Saúde. Nós queremos vacinar todos. Todos querem. Mas para fazer isso, precisa ter vacina. E o controle e a liderança sobre o plano é do Ministério da Saúde. Se não tiver no planejamento, não terá doses de vacina”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet