Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

CONJECTURAS

MDB se reúne, descarta candidatura de Emanuel e vai ‘brigar’ por espaço na majoritária em 2022

25 Mai 2021 - 11:18

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

MDB se reúne, descarta candidatura de Emanuel e vai ‘brigar’ por espaço na majoritária em 2022
A eventual candidatura do prefeito Emanuel Pinheiro ao governo estadual nas eleições do próximo ano foi descartada pela executiva estadual do MDB, que se reuniu na noite desta segunda-feira (24), na Capital. Liderados pelo presidente regional, deputado federal Carlos Bezerra, os emedebistas definiram que, pelo menos por hora, a sigla continua na base de apoio do governador Mauro Mendes (DEM). Querem, no entanto, que a legenda seja mais reconhecida e tenha espaço na majoritária do grupo de apoio do democrata, indicando nomes para a Vice, Senatória e até Governadoria.


Leia também:
Secretário afirma que CPI da Covid virou ringue político e diz que ainda não há registro de variante da índia em MT

“Dentro do partido não tem essa possibilidade. Isso já é unanimidade na executiva estadual. Falamos sobre isso. O partido pode até ter um candidato, mas o Emanuel segundo Bezerra, fez compromisso de terminar os quatro anos em Cuiabá”, afirmou a deputada Janaina Riva, vice-presidente da sigla.

Apesar de não dar sinais de rompimento com Mauro, de acordo com a parlamentar, a cúpula estadual cogita até mesmo candidatura própria para o Palácio Paiaguás. Janaina pondera, no entanto, que é preciso ouvir a base, para avaliar todas as possibilidades.

Entre os nomes discutidos atualmente para ‘brigar’ por espaço numa chapa majoritária, o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, é quem tem mais destaque, e teria ficado balançado com a possibilidade de ser lançado como vice ou até senador. O deputado estadual Thiago Silva também colocou seu nome a disposição para esse projeto.

“O partido falou sobre isso, mas é preciso, primeiro, ouvir os prefeitos e fazer uma avaliação da gestão Mauro, da qual o MDB faz parte. O Léo é um nome novo, vem do agro e tem uma boa relação na região em Primavera do Leste. O MDB é um partido muito grande e está discutindo todas as possibilidades. Partido com 30% de representatividade tem que ser mais audacioso. Foi isso que pautamos na reunião de ontem. Tem que ter espaço na majoritária. Hoje o MDB tem uma só secretaria, quantas tem o DEM, que tem um terço da representatividade do MDB”, afirmou Janaina.

“Partido tem que ter o reconhecimento pelo seu tamanho. E hoje o MDB não tem o reconhecimento conforme o seu tamanho. Precisamos crescer o partido. Ter um partido pequeno e fazer crescer é fácil, difícil é ter um partido grande e mantê-lo assim”, completou.

Proporcionais

Apesar de tratarem sobre as candidaturas ao governo e Senado, a pauta principal da reunião foi a preparação da legenda para as chapas proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Atualmente, o MDB tem dois deputados federais e quatro estaduais.

Levando em conta as mudanças na legislação eleitoral, que vetou as coligações nas proporcionais, a sigla foca em buscar candidatos com grande potencial eleitoral. A partir de junho, os membros da cúpula emedebista pretendem ir para o interior, dialogar com prefeitos e lideranças regionais.

“Discutimos algumas questões regionais do partido, onde a sigla está em atrito, alguns prefeitos que querem vir para a legenda, hoje já temos 27 e nossa meta é passar dos 30. Nosso desafio é continuar mantendo o partido como o maior do estado. Para a próxima eleição nós precisamos de 48 candidatos a deputado estadual e 16 a federais. Ter candidato tem, mas queremos priorizar aqueles que terão votação mais expressiva”, ressaltou.

O partido com candidaturas estruturadas tem condições de fazer até seis deputados, principalmente se confirmar na legislação eleitoral a retirada das sobras. “Queremos fazer ao menos duas mulheres na Assembleia e uma na Câmara Federal”, pontuou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet