Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NA BANDEIRANTES

Mauro alerta para terceira onda da Covid e condena “descuido gigante” com chegada de nova cepa vinda da Índia

Foto: Reprodução

Mauro alerta para terceira onda da Covid e condena “descuido gigante” com chegada de nova cepa vinda da Índia
O governador Mauro Mendes (DEM) demonstrou preocupação com a chamada terceira onda da pandemia e apontou descuido do país com a chegada da nova variante da Covid-19 de origem na Índia. De acordo com o democrata, os números de internações nos leitos de UTI em Mato Grosso voltaram a subir nos últimos dias. As declarações foram dadas em visita aos estúdios da Rádio Bandeirantes, em São Paulo (SP), onde foi entrevistado por José Luiz Datena, no programa Manhã Bandeirante.


Leia também:
Max cita aplicação de doses em alguns municípios e espera que professores estejam vacinados até 7 de junho

“É fato que a contaminação está crescendo no nosso estado. Tem algo diferente voltando a acontecer e essa terceira onda, com cepa indiana que muito provavelmente já entrou no país, foi um descuido gigante. Deveríamos ter isolado todas as pessoas que vieram da Índia, para evitar que a cepa entrasse no país, isso pode fazer um estrago gigantesco na saúde e economia”, afirmou.

Tem algo diferente voltando a acontecer e essa terceira onda, com cepa indiana que muito provavelmente já entrou no país, foi um descuido gigante

Na última semana, o Maranhão confirmou seis casos de infecção pela variante da Índia em tripulantes de um navio que veio da Malásia. Há pessoas em monitoramento também no Ceará. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está monitorando um homem que viajou em voo onde havia uma pessoa infectada pela variante. Outra investigação é realizada em Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, que monitora o caso de um campista que estava a trabalho na índia e testou positivo para a Covid-19 ao chegar no Brasil.

No sábado (22), o Ministério da Saúde anunciou que vai implementar barreiras sanitárias em portos e aeroportos para prevenir a entrada de novas variantes do coronavírus.

Durante a entrevista, Maur afirmou que os indícios de uma terceira onda em todo o país podem ser comprovados por meio de dados. “O dado real é que o nível de contaminação está crescendo em todo o país. Em Mato Grosso voltou a crescer, a taxa de ocupação das UTIs, que ficou um bom tempo acima dos 90% começou a cair nas últimas semanas, chegando a 74% de taxa de ocupação, e agora voltou a subir e está acima de 80%”.

Vacina

O governador ainda aproveitou para criticar a Anvisa por não ter liberado a importação da Sputnik V. Mato Grosso se juntou a estados do Norte e Nordeste para a aquisição de doses da vacina russa para a imunização de 30 milhões de brasileiros. De acordo com Mauro, caso a agência federal já tivesse autorizado a importação, o estado estaria recebendo o segundo lote das 1,2 milhão de doses que comprou.

“Não vamos desistir. Tem alguma coisa errada na Anvisa, não é possível que a burocracia seja mais importante do que salvar vidas. Acho que a agência tinha que cair pra dentro ao invés de ficar exigindo papel daqui ou acolá. Não dá para colocar a burocracia em primeiro lugar e deixar milhares de pessoas sofrendo”, declarou.

“Não chegariam tudo de uma vez, mas já seriam milhões de pessoas podendo ser vacinadas. Deveríamos estar recebendo o segundo lote e o terceiro em junho e quarto em julho. Seria um reforço gigante para combater a Covid no nosso país”, completou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet