Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

PEDE NOVA PORTARIA

Janaina se opõe a retorno das aulas e cita chegada de terceira onda da Covid-19

26 Mai 2021 - 11:01

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Janaina se opõe a retorno das aulas e cita chegada de terceira onda da Covid-19
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) se manifestou contra o retorno das aulas da rede pública estadual, programadas para o próximo dia 7 de junho. Segundo a parlamentar, os riscos ainda são altos e Mato Grosso está às vésperas de enfrentar uma terceira onda de infecção pela Covid-19. Ela defende que o retorno às aulas só comece após a vacinação de profissionais da Saúde.

 
Leia mais:
Sintep faz assembleia e decide não voltar às aulas presencias em junho; greve em pauta
 
Na semana passada a Secretaria do Estado de Educação (Seduc) apresentou o plano de voltas às aulas e confirmou o retorno para o dia 7 de junho em sistema híbrido, metodologia de ensino que combina atividades remota e presencial.
 
Segundo o secretário de Educação, Alan Porto, todas as medidas de proteção contra o vírus serão tomadas nas escolas e profissionais da educação que pertencem ao grupo de risco só retornarão após serem vacinados. O retorno dos alunos não é obrigatório, mas caso não voltem os pais deverão assinar um termo de responsabilidade.
 
Para a deputada Janaina Riva o retorno é precipitado. Ela lembrou que ainda não há prazo para a vacinação dos profissionais da Saúde, e a situação também é impactada pela falta de doses, que são enviadas pelo Governo Federal. A parlamentar defende a publicação de um novo decreto sobre o assunto.
 
“Tem aí uma terceira onda que já sentimos, por exemplo, com o aumento da lotação das UTIs no Estado, dificuldade com vaga, conseguimos sentir que está ocorrendo mesmo um aumento de casos em Mato Grosso, então tudo isso exige cautela. O que nós pedimos ao governador, ao secretário da Casa Civil, ao secretário Alan Porto, é que seja feita uma nova portaria onde seja levada em consideração a terceira onda, ausência de vacinas e prorrogue a retomada das aulas”.
 
Entre os dias 31 de maio e 4 de junho os profissionais da Educação e os alunos irão às escolas para se adaptarem às novas medidas e receberem orientações, para que quando as aulas retornarem de fato, no dia 7 de junho, todos saibam como proceder. Janaina acredita que este momento pode ser utilizado para que os professores façam suas preparações, mas não acredita que seja seguro o retorno das aulas antes da vacinação destes profissionais.
 
“Acho que os professores podem perfeitamente retornar às salas de aula, mas sem a presença dos alunos, começarem a se preparar para a retomada, e depois que iniciar a vacinação, aí acho que podemos pensar na volta às aulas, mas até lá é um risco muito grande aos profissionais da Educação e é um risco também para as crianças neste momento de terceira onda. Se subiu de novo acho que temos que recuar mais uma vez, já esperamos mais de um ano, não precisa voltar sem todas as medidas de segurança possíveis”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet