Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PANDEMIA E EDUCAÇÃO

Kardec aponta 'incoerência' do Governo ao programar retorno presencial das aulas à beira da terceira onda

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Kardec aponta 'incoerência' do Governo ao programar retorno presencial das aulas à beira da terceira onda
O Deputado Estadual e professor Allan Kardec (PDT) se posicionou totalmente contra a volta das aulas presenciais, programada pelo Governo do Estado para o dia 7 de junho. Para Kardec, existe incoerência nas ações do governo ao projetar o retorno presencial no mesmo momento em que há o anúncio de uma terceira onda da pandemia em MT.


Leia também: 
Janaina se opõe a retorno das aulas e cita chegada de terceira onda da Covid-19
 
“Seria arriscado colocarmos os alunos em sala de aula. Sala fechada, seja 15 alunos, durante 4h em todos os dias, acho que isso é irresponsabilidade. Existe condição da gente ampliar esse debate”, se posicionou o professor ante de entrar para o plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26).

Allan também reforçou seu posicionamento afirmando que há diferenças entre o modelo híbrido em funcionamento na rede privada de educação. Para o deputado, as diferenças estruturais entre o ensino público e estadual e o privado são latentes e não há como se comparar ‘alhos e bugalhos’.

“Sim, a rede privada existe em uma condição diferenciada. As condições de infraestrutura da rede privada é diferente da rede pública estadual. Por exemplo, uma escola de campo que é EJA, os alunos saem 60km dentro dum ônibus lotado para chegar na escola. O aluno da escola particular vai dentro do carro do seu pai, ou no uber. O aluno da escola pública vai dentro do ônibus. Um ônibus para 30 alunos, vão 60 alunos”, exclamou.

Apesar de o governador ter realizado autorização para a CIB de que, ao final da vacinação da segurança, se iniciasse a imunização dos profissionais da educação, Allan defende a derrubada do veto. Para, partir de então, ocorrer nova programação de retorno dos alunos, já com a vacinação dos profissionais em andamento.

“O que eu penso que deva acontecer: a derrubada do veto e, a partir daí, uma nova programação de retorno presencial dos alunos. Eu estou acreditando que com o processo da vacinação avançado, estou falando de 60 dias”, acrescentou.
 
O professor ainda previu, com base em seu posicionamento quanto ao veto, que caso haja processo avançado na imunização na educação, que o retorno seguro aconteça por volta de 60 dias. “Estou prevendo isso para final de julho, começo de agosto caso essa terceira onda seja uma marola e não seja um novo desastre para MT”.
 
O veto do governador Mauro Mendes (DEM) foi publicado no dia 10 de maio. Na semana passada, a Seduc divulgou o plano de retomada das aulas em sistema híbrido (metodologia de ensino que combina atividades remota e presencial), a partir de 7 de junho. O Sintep-MT, no entanto, afirmou que os profissionais da educação não irão voltar a dar aulas presenciais enquanto não forem vacinados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet