Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

menor demanda

Lei que dá a pacientes do SAMU 'poder de escolha' por hospitais ajuda a otimizar atendimentos no SUS, diz deputado

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Lei que dá a pacientes do SAMU 'poder de escolha' por hospitais ajuda a otimizar atendimentos no SUS, diz deputado
A lei de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (PP), que garante poder de escolha para pacientes que estejam sendo atendidos pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU) no momento do socorro, é responsável por otimizar emergências ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o parlamentar. Antes do vigor da lei, os resgatados eram obrigatoriamente conduzidos a unidades públicas de saúde. Agora, o acudido, se consciente, poderá optar para onde ser levado.


Leia também:
AL aprova e Samu poderá remover pacientes com planos de saúde para hospitais particulares; saiba como funcionará
 
O parlamentar explicou que a lei, já aprovada, garante o direto de escolha ao paciente que está sendo atendido pelo serviço de urgência no momento do socorro. Se consciente, o acudido poderá optar ser levado para qualquer unidade privada do território em que se encontra. O regulamento recebeu parecer técnico da equipe do SAMU para ser desenvolvido e aplicado.
 
Antes da lei, era obrigatório que o paciente resgatado fosse levado para alguma unidade de saúde pública, principalmente os Prontos Socorros. Segundo o deputado, a escolha do paciente para onde quer ser levado alivia o fluxo de atendimento dentro das unidades públicas.
 
“Termina otimizando esse atendimento, diminuindo o fluxo nos prontos socorros e, logicamente, direcionando grande parte desses pacientes que tem plano de saúde para unidades privadas”, explicou Araújo durante sessão desta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa de MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet