Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

dia da independência

Preservação ambiental marca desfile de 7 de setembro em Rondonópolis

A importância da preservação ambiental no projeto de desenvolvimento para todos e mais qualidade de vida marcou o desfile cívico pela Independência do Brasil, em Rondonópolis. Escolas e entidades organizadas levaram para a avenida propostas de defesa do meio ambiente e da vida, além de temas de históricos e homenagens. O prefeito José Carlos do Pátio avalia que a comunidade teve a oportunidade de assistir uma manifestação crítica e viver um momento de reflexão sobre os valores humanos e o papel do Poder Público e do cidadão na meta de fazer o melhor pela coletividade.


O 18º Grupo de Artilharia e Campanha (18º GAC) abriu o desfile com a marcha militar que reuniu 300 soldados e oficiais, de 18 a 50 anos. Antes de entrar na avenida, a tropa passou pela revista feita pelo comandante do Grupo, coronel Marco Aurélio Araújo, e o prefeito. A Polícia Militar (PM) participou com 90 componentes e o Corpo de Bombeiros reuniu 327 homens no alerta sobre a necessidade de se reduzir a violência no trânsito. O Grupo Motorizado do 18º GAC e a equipe do Samu 192 também desfilaram.

O alerta para a necessidade de preservar a fauna, a flora e as nascentes de água começou a ser feito pelos grupos e associações de apoio à melhor idade. A Escola Municipal Arão Gomes Bezerra destacou o valor da prática esportiva na busca por qualidade de vida. O colégio Adventista fez a defesa de uma educação mais verde com 360 participantes. Carros alegóricos nas cores oficiais homenagearam os times de futebol profissional da cidade.

A Escola Municipal Jardim Gramado – Caic Apotâneo de Carvalho mostrou na avenida que é necessário lutar pela integração social, promover a cidadania e chamar a atenção para os direitos e os deveres da cada um. Ao som da música Rondonópolis, do cantor e compositor Olímpio Alvis, 300 crianças e adolescentes beneficiados pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) reforçaram a defesa pelo meio ambiente com a tese de que “o melhor começa em nós”. O prefeito recebeu uma muda de árvore oferecida pelos alunos do Peti, como alerta para a importância ambiental da arbnorização.

As escolas rurais Padre Dionísio, Fazenda Carimã, Vila Paulista e Gleba Dom Bosco valorizaram a história e a realidade das comunidades do campo. A Escola Municipal Bernardo Venâncio de Carvalho contou a história do 7 de setembro. Já a Escola Estadual André Maggi levou para o desfile a reivindicação pela construção da quadra poliesportiva. A riqueza natural, a cultura e a organização de Mato Grosso foi tema do desfile da Escola Municipal Parque São Jorge.

Os Projetos Prata da Casa e AABB Comunidade falaram das atividades desenvolvidas em prol da criança e do adolescente, no desfile cívico. A festa da independência reuniu ainda um grupo de trabalhadores da Coder; voluntários que trabalham em prol dos animais abandonadas na Arppa; Oratório Filhos de Dom Bosco; Grupo de Aventureiros Pantanal Kid’s; Clube dos Desbravadores Duque de Caxias; Ordem Demolay; e Projovem.

A evolução tecnológica na informática foi o tema apresentado pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus que fechou o desfile comemorativo à Independência do Brasil que foi colônia de Portugal. Emocionado com o brilho da festa cívica, o prefeito José Carlos do Pátio avaliou que o Dia 7 de setembro é a data ideal para se fazer uma reflexão sobre a vida e descobrir o que podemos fazer para melhorar a realidade, principalmente na esfera pública. “Uma decisão na administração pública pode mudar a vida de uma pessoa ou de uma família. Neste momento de cidadania precisamos refletir e entender o que é melhor para a vida de todos”, disse.

Saúde Pública

A Secretaria de Saúde do Município desenvolveu uma campanha de prevenção do vírus Influenza (H1N1) da gripe ‘A’, durante o desfile de 7 de setembro que reuniu milhares de pessoas nas proximidades do dispositivo das autoridades, instalado próximo ao cruzeiro que demarca o encontro das águas, no Cais da Barra do Arareau, no centro histórico da cidade pólo da região Sul do Estado. O público presente recebeu máscara de proteção e panfletos educativos sobre a forma de evitar o contágio e garantir a saúde da família.

Autoridades civis e militares acompanharam o desfile às margens do Rio Vermelho. Entre os presentes estava o comandante do 18º GAC, coronel Marco Aurélio Araújo, e o inspetor da PRF, Fernando Roberto de Souza; o deputado federal Wellington Fagundes; o deputado estadual Hermínio Barreto; os vereadores Milton Luiz Araújo, o Milton Mutum; Reginaldo Souza Santos; Manoel Silva; Adonias Fernandes; e Olímpio Alvis; secretários municipais; diretores de autarquias; e representantes de entidades organizadas, como da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet