Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ajustando o cofre

Prefeitura passa a adotar medidas para controlar os seus gastos

O prefeito de Sorriso quer controlar gastos internos, como telefone, energia e material de consumo e servidores terão que falar menos ao telefone, apagar a luz ao sair e controlar uso do ar condicionado para economizar recursos

08 Set 2009 - 18:44

De Sinop Alexandre Alves C/ Assessoria) - Especial para o Olhar Direto

A Prefeitura de Sorriso anunciou a criação do Comitê Gestor de Impacto (CGI), instrumento para controle de gastos internos, como consumo de energia elétrica, água, telefone e material de uso contínuo. A intenção é promover economia inteligente destes recursos. Embora possa parecer pouco, argumenta a administração municipal, “na soma dos meses e dos anos de mandato podem representar uma quantia significativa que poderá ser mais bem investida em obras ou serviços públicos”.


O CGI foi criado no momento em que a queda de arrecadação no município acende a luz amarela, ou seja, sugere um cuidado especial nos gastos públicos para evitar problemas como falta de recursos para obras ou serviços sociais prestados pelo poder público municipal.

O prefeito Clomir Bedin, o “Chicão Bedin” (PMDB), destaca que pretende valorizar cada centavo de recurso público. “O que é melhor, utilizar estes recursos que serão economizados em mais obras”.

Chicão lembra também que a Prefeitura de Sorriso está buscando atuar de forma preventiva à queda de arrecadação, que já está consolidada neste ano. “A queda de arrecadação é visível, principalmente por causa de duas fontes que geram nossa receita: o IPI que é um imposto federal que compõe o Fundo de Participação dos Municípios, que caiu com a redução desse imposto, promovida pelo governo Federal para aquecer a economia. Por outro lado, no governo estadual houve também um recálculo do índice de ICMS, que também trouxe queda de repasse para Sorriso”.

Com a nova realidade, a prefeitura adotou medida de controle de gastos a fim de evitar o corte no quadro de servidores. Mas o prefeito deixou claro que a administração está trabalhando para a recuperação de receita. “Nossa equipe técnica está buscando a recuperação da receita. Conseguimos uma importante vitória que é a revisão do índice de ICMS para Sorriso. Isso vai aumentar os repasses do governo. Infelizmente isso só vai refletir na receita do ano que vem. Portanto, para evitar prejuízos nos serviços prestados, tomamos as medidas que estamos anunciando”.

Dentre as principais medidas adotadas para a administração a fim de controlar os gastos está o desligamento das luzes de ambientes em que durante o dia sejam pouco necessárias; aparelhos de ar-condicionado só serão ligados após as 9h e serão desligados sempre 15 minutos antes do fim do expediente; material de uso contínuo como papel serão utilizados e reutilizados sempre que possível, como por exemplo, para rascunho; uso das linhas telefônicas também será redimensionado; redução das contas telefônicas é uma ordem expressa, além de outras medidas que poderão ser adotadas caso seja necessário.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet