Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Em Cuiabá

Milhares de pessoas participam das comemorações de 7 de setembro

Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Milhares de pessoas participam das comemorações de 7 de setembro
Grupamentos de diversas instituições ligadas à segurança pública foram um dos destaques do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, que aconteceu nesta segunda-feira, 7 de setembro, lotando as arquibancadas montadas para o público na frente da Praça das Bandeiras, na avenida do CPA, em Cuiabá.


As cerca de 35 mil pessoas que prestigiaram o evento puderam conhecer parte da estrutura física e humana do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) - criado pelo Governo do Estado para integrar as forças das polícias militar e civil no apoio às ações na fronteira em Mato Grosso. O Grupo é vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e desfilou pela 1ª vez na parada militar de 7 de setembro.

Atualmente o Gefron conta com 96 policiais militares e sete policiais civis que atuam na fronteira Brasil/Bolívia. A vulnerabilidade da Fronteira Oeste representa fator considerável nas estatísticas criminais de Mato Grosso e de vários outros Estados da Federação. Daí a missão do Gefron, com uma intervenção imediata e intensa capaz de reduzir, a curto prazo, as atividades ilegais desenvolvidas na região de fronteira.

Durante o desfile cívico-militar, autoridades e populares conheceram os veículos do Gefron, como o caminhão Home-Care Mercedes Benz, que é adequado para o trabalho operacional de fronteira, além de servir de ponto base para um policial Sniper armado de fuzil 7,62mm; uma caminhonete Ford Ranger camuflada urbana com as característica do Gefron e com capacidade para transporte de quatro policiais para realização de patrulhamento volante na faixa de fronteira; uma lancha com capacidade para cinco pessoas utilizada para patrulhamento fluvial, coibindo o tráfico de entorpecente na região de fronteira Brasil/Bolívia; uma motocileta policial do Gefron, cor camuflada utilizada para patrulhamento rural em locais de difícil acesso; um ônibus camuflado com capacidade para transporte da tropa para 46 policiais na faixa de fronteira ou outros deslocamentos.

Outras instituições ligadas à segurança pública que marcaram presença no desfile cívico-militar foram: 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 44º Batalhão e 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEC), todas do Exército, Academia Militar das Agulhas Negras e 18º Grupo de Artilharia de Campanha.

Também desfilou representando a segurança pública do Estado a Polícia Militar, com grupamento dos batalhões, grupo dos policiais aposentados e dos projetos sociais como Proerd, Só Alegria, PM Júnior e Mão Amiga, que são desenvolvidos pela Polícia Militar com intuito de inibir o acesso ao uso de drogas por crianças e adolescentes nos bairros de Cuiabá.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso também foi presença na parada trazendo representantes dos batalhões e os novos veículos adquiridos pelo Governo do Estado à corporação, como Auto Comando de Área (ACA), Auto Bomba Tanque, Auto Hidro Químico, Auto Escada Mecânica Magirus, além dos veículos antigo da instituição e as crianças do projeto social Bombeiros do Futuro, que trabalha noções cívico-militar com 250 crianças por semestre divididas cinco em pelotões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet