Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Esportes

COPA AMÉRICA EM MT

Dutrinha é cedido oficialmente para Conmebol; Estádio recebe seleção da Colômbia para treino neste sábado

Foto: Luiz Alves

Dutrinha é cedido oficialmente para Conmebol; Estádio recebe seleção da Colômbia para treino neste sábado
O Estádio Eurico Gaspar Dutra foi oficialmente cedido para a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e vai receber seleções da Copa América de Futebol. A cerimônia simbólica de entrega do Dutrinha foi realizada na manhã deste sábado (12). O Estádio terá o gramado e vestiários utilizados para treinos das equipes da Colômbia, que começam já neste sábado (12). A segurança do local será feita pela Conmebol e não será permitida cobertura da imprensa e a presença de público, em razão do cumprimento das medidas de biossegurança contra a COVID-19.


Leia mais:
David Moura fica de fora das Olimpíadas de Tóquio após derrota no Mundial de Judô

Na tarde da última sexta-feira (11), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro assinou Termo de Autorização Precária de Uso do equipamento desportivo.

“O Dutrinha é um ícone do futebol cuiabano, um patrimônio que precisa ser preservado. Craques como Bife, Avião e Fulepa, que teremos a honra de homenagear com estátuas para que sejam sempre lembrados de suas contribuições ao futebol local. Entregamos nas mãos da Conmebol nosso bem precioso, o nosso querido Dutrinha e esperamos que ele seja bem utilizado para os treinos das seleções da Copa América”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Um dos pontos que contribuiu para boa avaliação do Dutrinha pela Conmebol foi a boa logística. Conforme combinado entre a Prefeitura de Cuiabá, que é responsável pela administração do estádio, e a Conmebol, a partir de sexta-feira (11), data de assinatura do Termo de Autorização, até 27 de junho, quando se encerra a participação da Capital na Copa América, o estádio fica totalmente à disposição da organização da competição.

“Agradecer aos nossos secretários, vereadores e a imprensa pela presença nesta cerimônia simbólica em que passamos oficialmente a cessão de uso do Dutrinha, para que a Conmebol possa fazer todos os treinamentos das seleções participantes da Copa América. A secretária Carlina dará toda assistência e suporte para que se tenha tranquilidade neste que será o centro de treinamentos das seleções. Colocamos este templo do futebol à disposição da Conmebol”, disse o vice-prefeito, José Roberto Stopa.

Nesse período, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fica responsável por executar, em parceria com o Município, as atividades de manutenção necessárias para o bom desenvolvimento dos treinamentos. As atividades das seleções serão fechadas para o público e imprensa, contando com a presença apenas de atletas, comissão técnica, representantes da Conmebol, e segurança privada.

“Cuiabá sediou a Copa do Mundo, que foi um evento espetacular para a cidade, uma operação linda e voltar um evento internacional traz uma importância muito grande para reativar os grandes eventos esportivos. Cuiabá está de parabéns por esse desafio, principalmente neste momento tão complicado com a COVID-19. Estamos tomando todos os cuidados necessários para que seja um evento com a maior tranquilidade para Cuiabá. Muito obrigada ao prefeito e vai ter Copa América em Cuiabá”, disse o representante da Conmebol, Marcus Jacarandá.

Ainda na cerimônia simbólica deste sábado (12), a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob fez questão de evidenciar o quão importante é um evento desta magnitude no município para o despertar de novos atletas.

“É super importante neste momento que estamos passando que tenha essa inspiração aos mais jovens, aos atletas que estão começando agora. Que essa Copa desperte novos atletas, dê novos frutos e revele novos talentos”, disse a secretária Carlina.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que iniciou as obras de reforma do Dutrinha ainda quando a frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer falou da satisfação em ver o estádio receber os primeiros jogos.

“Essa é a obra que representa o esporte cuiabano, é a casa onde nós temos o gramado que pisou Pelé. Na sua altura, ele é aberto de forma oficial para receber um evento internacional, receber seleções. Parabéns ao prefeito Emanuel Pinheiro e a gestão como um todo por esse resultado fantástico”, disse Vuolo.

Estiveram presentes no ato de entrega do Dutrinha o secretário da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana, Vanderlúcio Rodrigues e seu adjunto Anderson Matos, a secretária-adjunta de Obras Públicas, Silvia Andreato, o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, o vereador Mario Nadaf, o diretor de competições da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Diogo Carvalho.

Mais vacinas

A escolha de Cuiabá como uma das subsedes da Copa América foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Governo Federal e Governo do Estado de Mato Grosso. Diante da não consulta ao Município sobre a realização do evento, o prefeito Emanuel Pinheiro solicitou ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o envio de doses extras de vacinas contra a Covid-19, como contrapartida.

Na última terça-feira (08), Emanuel entregou pessoalmente ao presidente um ofício com o pedido de mais 670 mil doses, que seriam suficientes para a imunização em massa da população cuiabana. O trabalho de articulação do chefe do Executivo municipal contou com a participação essencial do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet