Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POLÊMICA À VISTA

Proposta de lei prestes a ser aprovada pela Assembleia Legislativa dá anistia a desmatadores em Mato Grosso

Foto: Alan Assis Silveira/Sema

Proposta de lei prestes a ser aprovada pela Assembleia Legislativa dá anistia a desmatadores em Mato Grosso
Prestes a ser votado de forma definitiva na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar 20/2021 que altera dipositivos da Lei 233/2005, já causa muita polêmica e pode ser alvo de procedimentos investigativos futuros, tendo em vista que propõe anistia a desmatadores e suspende a exigibilidade de multa a quem cometer desmate ilegal.


Leia mais:
Botelho tenta negociar R$ 200 milhões para empréstimos a empresas mato-grossenses

A proposta chegou ao Legislativo como mensagem do governo, porém faz parte de uma investida do setor econômico que é defendida pelo líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que em 2019 apresentou o projeto, que reduz o valor da taxa de recuperação florestal e facilita a atividade de madeireiros no estado, facilitando a redução no investimento de reflorestamento. 

A pauta polêmica deve entrar em votação na próxima quarta-feira (16). Em nota, a Associação de Reflorestamento de Mato Grosso (Arefloresta) alega que o texto aumenta a expectativa de áreas desmatadas no estado. E isso com aval de lei. 

De acordo com a Arefloresta, a proposta é uma dupla premiação a quem faz o desmate ilegal. "Além de cometer crime, com a lei ainda será beneficiado com a suspensão da infração", diz nota da Associação. 

O deputado Dilmar Dal Bosco, autor do projeto no ano de 2019, disse que o projeto apenas desburocratiza o trabalho do setor madeireiro. "De forma geral, a nossa preocupação é sobre a viabilização da taxa de reposição florestal, por mais que ela exista, ela jamais foi viável ao ponto de vista econômico", comentou. 

O caso também deve ganhar espaço pro debate na Comissão do Meio Ambiente, onde é presidida pelo deputado Carlos Avalone (PSDB). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet