Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Avanço na fila

Prefeitura abre cadastro para pessoas de 53 e 54 anos sem comorbidades e inicia vacinação de grávidas em geral

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeitura abre cadastro para pessoas de 53 e 54 anos sem comorbidades e inicia vacinação de grávidas em geral
A Prefeitura de Cuiabá abriu nesta terça-feira (15) o cadastro na campanha de vacinação  para pessoas sem comorbidades de 53 e 54 anos. A ideia é ampliar a fila para agilizar a imunização contra a covid-19. A ação acontece mesmo com o risco da aplicação da primeira dose ser suspensa a partir de quarta-feira (16), caso uma nova remessa não seja enviada pelo Ministério da Saúde.


Leia mais:
Cuiabá pode suspender aplicação da primeira dose na próxima quarta-feira por falta de imunizantes

Também foi aberto nesta semana o cadastro para grávidas e puérperas sem comorbidades, a partir de 18 anos, que já começaram a ser imunizadas.

O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde é que a campanha de vacinação trabalhe com um cadastro bem amplo, para que todos os polos de vacinação sejam utilizados na sua totalidade. “Temos capacidade para realizarmos cerca de cinco mil aplicações por dia e nossos polos estão subutilizados porque temos recebido poucos cadastros. Queremos juntar um número grande de cadastros para quando liberarmos as agendas podermos usar todos os polos com força total”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

Suspensão?

A gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis do Município, Flavia Guimarães, disse que se Cuiabá não receber um novo lote de vacinas até a próxima quarta-feira (16), o processo de imunização da primeira dose poderá ser suspenso na Capital.

“Pelo que temos em estoque, se não recebermos mais, é provável que nos próximos dois dias a gente tenha que suspender a nossa vacinação da primeira dose dos imunizantes da Pfizer e AstraZeneca. A decisão em si dependerá de quantas pessoas estarão agendadas para os próximos três dias”, pontuou a gerente.

Levantamento realizado pela coordenação de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá constatou que apenas no mês de junho, mais de 11 mil pessoas agendadas deixaram de comparecer aos postos de vacinação para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. De acordo com a pesquisa feita entre o dia 1º e 12 de junho, cerca de mil pessoas por dia faltaram à vacinação.

A ausência acontece porque muitas pessoas querem tomar vacina da Pfizer, que possui intervalo menor entre uma dose e outra e tem também maior eficácia. Além disso, há o receio dos efeitos colaterais provocados pela Astrazeneca. Com esse atraso causado pela ausência das pessoas, o andamento da imunização dos próximos grupos pode ser prejudicado.  

Até o momento, o grupo prioritário com maior número de abstenções é o que reúne os profissionais da Educação, com 1.541 faltosos. O segundo grupo é o de pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades, que somam 1.131 agendados, seguido pelo grupo de pessoas com comorbidades de 45 a 49 anos, com 987 faltantes.

Veja a seguir como se cadastrar:

-Entre no site vacina.cuiaba.mt.gov.br

-Clique em PRÉ CADASTRO

-Clique em PRÉ CADASTRO - ACEITAR E CONTINUAR

- Selecione o grupo de risco e clique em PRÓXIMO PASSO;

- Escolha a unidade onde deseja receber a vacina e clique em PRÓXIMO PASSO;

- Preencha todos os dados que estão marcados com *  

-Clique em ENVIAR CADASTRO

Após salvar os dados cadastrais, a pessoa vai entrar em uma fila de espera virtual e será agendada nos próximos dias. Quando isso acontecer, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. Caso não receba a mensagem de alerta, a pessoa deve consultar o cadastro no site.

Ao ser agendado, é preciso acessar o site vacina.cuiaba.mt.gov.br, clicar em PRÉ-CADASTRO e depois em CONSULTAR CADASTRO, clicar no desenho da impressa e gerar o QR Code, que deverá ser impresso e apresentado, juntamente com documento oficial com foto e comprovante de residência no dia da vacinação, no caso de pessoas vacinadas pelo grupo de idade. 


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet