Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Luta contra a Covid-19

Gilberto lamenta pessoas estarem ‘escolhendo’ vacina: ‘diferença de um dia pode ser decisiva’

16 Jun 2021 - 07:05

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Gilberto lamenta pessoas estarem ‘escolhendo’ vacina: ‘diferença de um dia pode ser decisiva’
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo lamentou o fato de muitas pessoas não terem ido se vacinar porque preferem esperar para tomar dose de outra marca. Segundo ele, a diferença de algumas horas ou de um dia pode ser decisiva na proteção contra o novo coronavírus (Covid-19) e é melhor não correr este risco.


Leia também:
Em busca de doses da Pfizer, cerca de mil pessoas faltam à vacinação por dia em Cuiabá

“Toda a vacina tem um nível de eficácia bom. Não existe vacina ruim neste momento. A pior escolha nesse momento é não vacinar. Mas como temos ao mesmo tempo o país atuando com mais de uma vacina, cria-se esse desconforto das pessoas que leem, escutam, até fake news, sobre uma determinada vacina, de não fazer a escolha [de tomar]. A orientação que eu dou: a diferença de horas, de um dia, pode significar o resultado ruim. Eu não correria esse risco”, afirmou Gilberto nesta terça-feira (15).

“A vacina que estiver disponível, aquela que estiver disponível, vá lá e se vacine. Não fique escolhendo marca de vacina neste momento porque isso pode ser decisivo na preservação da vida. É triste que pessoas fiquem no agendamento tentando identificar onde tem uma vacina, onde tem outra. Mais triste ainda aqueles que são céticos, não querem vacinar. Tem profissionais da saúde que não querem vacinar, profissionais da educação. Infelizmente sempre vai ter o livre arbítrio, não é uma vacina obrigatória por lei, então a decisão pessoal está dentro desse contexto, mas eu continuo recomendando à população que neste momento aqueles que podem, que foram escolhidos como prioridade, existe a vacina destinada para esse público, que busque vacinar para se proteger”, aconselhou.

De acordo com um levantamento realizado pela coordenação de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, apenas no mês de junho, mais de 11 mil pessoas agendadas deixaram de comparecer aos postos de vacinação para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. De acordo com a pesquisa feita entre o dia 1º e 12 de junho, cerca de mil pessoas por dia faltaram à vacinação.

A ausência acontece porque muitas pessoas querem tomar vacina da Pfizer, que possui intervalo menor entre uma dose e outra e tem também maior eficácia. Além disso, há o receio dos efeitos colaterais provocados pela Astrazeneca. Com esse atraso causado pela ausência das pessoas, o andamento da imunização dos próximos grupos pode ser prejudicado.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet