Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Quase 2 mil faltantes

Profissionais da educação faltam à vacina e secretária faz apelo: ‘Preocupação com a segurança escolar’

Foto: Jorge Pinho

Secretária municipal de educação

Secretária municipal de educação

Dos 15.705 profissionais de educação que se cadastraram para receber a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá, cerca de 14 mil receberam a primeira dose até a última quarta-feira (16). Para a secretária municipal de educação da capital, Edilene de Souza Machado, é preciso ter mais consciência. Segundo ela, a gestão municipal está preocupada com a segurança da comunidade escolar.


Leia também:
Mato Grosso registra 29 mortes e 384 casos da Covid-19 em 24 horas

“Aguardamos com ansiedade pelo momento em que pudéssemos ser vacinados. Agora chegou a nossa vez e, para que possamos proteger nossos familiares e retomarmos com segurança as atividades presenciais híbridas nas unidades da rede pública Municipal, a imunização é fundamental. Existe uma grande preocupação por parte da gestão Municipal, em relação à segurança da comunidade escolar, especialmente porque as crianças são assintomáticas”, disse a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado.

Em razão do número de abstenções nesse segmento, a secretária de Educação lembrou da preocupação da gestão com relação a esses profissionais. Segundo informações da Secretaria de Saúde, estão sendo feitos cerca de 5 mil agendamentos por dia, e nos 12 primeiros dias de junho foram registradas uma média de mil abstenções por dia.

Para os gestores da Saúde isso acontece porque muitas pessoas querem escolher a vacina. Os gestores alertam que todos os imunizantes funcionam e, é preciso que mais pessoas sejam vacinadas o quanto antes, independente da vacina, para diminuir o grau de transmissão do coronavírus e podermos superar a crise sanitária e voltarmos a ter uma vida normal.

Levantamento inicial da Secretaria de Educação apontava que cerca de 15 mil profissionais deveriam ser vacinados nesta etapa. No entanto, este número deve ultrapassar os 16 mil profissionais.

Os trabalhadores atuam nas unidades da rede pública municipal, estadual, federal, filantrópicas e particulares, de todas as modalidades de ensino, desde a Educação Básica, até o Ensino Médio e Superior, escolas profissionalizantes e de línguas.

Na rede pública municipal de Ensino, são 6.882 servidores entre professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil, e demais técnicos que atuam diretamente nas unidades educacionais e os servidores lotados na sede do órgão.

Cadastro

Para se cadastrar, as pessoas devem acessar o site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Após o agendamento, o sistema do site envia uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, é necessário levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

Em Cuiabá são cinco polos de vacinação, Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet