Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

atrito com o fórum

‘Não é só de RGA que vive o serviço público’, diz secretário de Planejamento

23 Jun 2021 - 11:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

Foto: Olhar Direto

‘Não é só de RGA que vive o serviço público’, diz secretário de Planejamento
O secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, participa nesta quarta-feira (23) de uma reunião na Assembleia Legislativa junto ao Fórum Sindical e os deputados estaduais. Antes do encontro, o gestor afirmou que o assunto não seria somente a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos.


Leia também:
Sindicato cobra pagamento de RGA dos servidores da Assembleia Legislativa

“RGA vai ser um dos itens tratados nessa reunião, fomos convidados pela Assembleia, pelo deputado Max, para apresentar, não só falar da RGA mas também falar das ações que o Governo do Estado tem realizado para os servidores do estado, que são muitas, são diversas ações bem importante, e a gente vai tentar mostrar para os servidores e para a Assembleia que não é só de RGA que vive o serviço público, vive de ações, melhorias, e nós estamos fazendo isso de fato e vamos apresentar isso”, defendeu.

A reunião estava marcada para acontecer na última quarta-feira (16), mas foi adiada por compromissos do próprio secretário. Basílio está com a responsabilidade de conversar com todos os membros de sindicatos e o Fórum Sindical, para evitar possível greve geral dos servidores públicos de Mato Grosso.

Segundo Basílio, o Fórum tem suas perspectivas e suas contas, mas o Governo do Estado tem que trabalhar com a legalidade quando o assunto é RGA. Segundo o Fórum, a defasagem dos salários dos servidores chega a 22%. No último mês de maio, o Governo do Estado pagou 2% referentes à RGA de 2018.

“O Fórum Sindical tem as perspectivas deles, faz as contas deles, mas nós do governo temos que trabalhar com a legalidade, com os índices corretos, e isso vai ser apresentado. É 2% que foi aplicado relativo a 2018, é o índice que tem legalidade para ser aplicado e foi aplicado já pelo governo, e a partir de 2022, quando tivermos condições legais, vai ser aplicado o índice de 2021, que inclusive está previsto já na LDO de 2022”, justificou o secretário

“Não tem muito o que convencer, as regras estão colocadas, a legislação é muito clara em relação a isso, hoje vamos apresentar esses dados, já fizemos isso, aliás o governo do Estado, por meio da Seplag, tem se reunido de forma sistemática e constante com todos os representantes de sindicatos, mostrando, já explicando essa questão da RGA e ouvindo todas as demandas dos sindicatos, que são demandas específicas de cada carreira, e nós do governo vamos trabalhar no sentido de tentar atender aquilo que for possível, e muita coisa é interessante, é possível, para manter esse diálogo constante com os representantes de servidores, porque o nosso maior patrimônio é o servidor público, nós precisamos ter essa tratativa com eles”, completou.

De acordo com Basílio, a questão não é só financeira, mas também legal, e a RGA só pode ser paga se no Governo cumprir os requisitos como capacidade fiscal, ter lei que autoriza, dentre outras. “A gente não pode descumprir as regras, sob pena de a gente ser punido por isso e responder por improbidade, e nós não vamos sofrer isso porque aplicamos a lei”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet