Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NO ENTORNO DE USINA

Sinop Energia dá andamento em recuperação de 3 mil hectares de APP com apoio da Embrapa

Foto: Reprodução

Sinop Energia dá andamento em recuperação de 3 mil hectares de APP com apoio da Embrapa
No início desta semana a Sinop Energia deu andamento ao projeto de recuperação de 3 mil hectares de uma Área de Preservação Permanente (APP) no município. A ação contou com o apoio da Embrapa Agrossilvipastoril, que visitou o ponto de plantio, no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Sinop, e constatou um crescimento saudável das mudas. O projeto ainda prevê a elaboração do diagnóstico ambiental da área, levando em conta a conservação dos solos, assim como a proteção à biodiversidade.


Leia mais: 
MP entra com ação para monitoramento do ar que prevê lockdown em locais com muita fumaça

André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, vê com entusiasmo o processo de cooperação técnica entre as empresas. “A contribuição da Embrapa é fundamental por diversas razões como, por exemplo, a qualidade técnica nos procedimentos a serem adotados. Ou seja, o alinhamento do método de restauração com especialistas. Além disso, as novas propostas técnicas e metodológicas chegam para garantir a eficiência da recuperação da vegetação de áreas no entorno do reservatório ”, explica Vasques. 

O biólogo e pesquisador da Embrapa, Ingo Isernhagen, aponta outro diferencial deste trabalho conjunto: a possibilidade de avaliação do impacto das metodologias de restauração florestal praticamente em tempo real. 

“Nós, da Embrapa, ficamos interessados porque é um enorme campo de pesquisa. Estamos lidando com espécies que possuem ciclos de vinte anos, por exemplo. Realizamos o mapeamento e diagnóstico da ocupação do solo e desde então seguimos atuando efetivamente. A Sinop Energia proporcionou essa cooperação fortalecendo a pesquisa e a efetiva recuperação das áreas”, afirma Isernhagen.

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet