Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Caso Marchett

Justiça decide destino da Fazenda Três Irmãos amanhã

Na próxima quinta-feira (10) deverá ser decidida a posse de uma das propriedades que mais gerou polêmica na justiça e na História de Mato Grosso: a Fazenda Três Irmãos. A briga judicial pelas terras entre a família Araújo e a Agropecuária Marchett, em Rondonópolis, resultou em duas décadas de impasses e no assassinato brutal dos irmãos Araújo.


O julgamento será da ação rescisória proposta pela Agropecuária Marchett, ou seja, a ação rescisória que reconheceu o direito de posse da Fazenda Três Irmãos à família de José Carlos Machado Araújo poderá ser confirmada, como medida de direito.

O processo seria concluído no último dia 27 de agosto, mas o julgamento foi adiado em razão do pedido de vistas do desembargador Juracy Persiani, após o voto do relator desembargador José Silvério Gomes,  que se manifestou favoravelmente à família Araújo, seguido pelos desembargadores Antônio Horácio da Silva Neto e Rubens de Oliveira Santos Filho.


O caso, a origem e a história

O caso dos assassinatos de Brandão de Araújo Filho e José Carlos Machado de Araújo, os irmãos Araújo, repercutidos nacionalmente, aconteceram em agosto de 1999 e dezembro de 2000 em Rondonópolis, a 212 km de Cuiabá. Após quase 10 anos, os acusados pelos crimes ainda não foram julgados e um deles, apontado como sendo um dos mandantes, nem sequer foi citado pela Justiça.

O motivo dos assassinatos foi um processo de compra e venda da Fazenda Três Irmãos. Tudo começou no ano de 1988, quando José Carlos Machado Araújo (Zezeca) e sua esposa Nilma colocaram a venda uma fazenda localizada na divisa dos municípios de Rondonópolis-MT e Itiquira-MT (região do Mineirinho), com 2.175 hectares, denominada Fazenda Três Irmãos.

As terras foram vendidas à Agropecuária Marchett LTDA, cujo proprietário é Sérgio João Marchett. O contrato de compra e venda foi celebrado no mês de novembro de 1988, estipulando que o pagamento se daria em parcelas, das quais apenas o sinal foi pago. Sem as parcelas pagas, Zezeca desfez o negócio com Marchett.

Apesar do descumprimento contratual, a Agropecuária Marchett ingressou com Ação de Consignação em Pagamento na Justiça contra José Carlos M. Araújo e Nilma, pleiteando a escritura da fazenda, sem mesmo ter pago por ela. Diversos embates jurídicos foram travados, até que Zezeca teve uma ação rescisória julgada procedente.

Hoje, 20 anos após do fechamento do negócio, a Agropecuária Marchett ainda briga na Justiça pela posse da fazenda, sem sequer ter pago por ela, por meio de uma Ação Rescisória contra decisão de Ação Rescisória proposta por Zezeca, que tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, esperando julgamento desde junho de 2009.

Os assassinatos

As investigações dos crimes foram realizadas pela Polícia Civil de Mato Grosso. Houve a confissão de Hércules de Araújo Agostinho (pistoleiro do crime), que apontou como mandantes dos crimes os proprietários da “Sementes Mônica”, mesmos proprietários da Agropecuária Marchett Ltda: Sergio João Marchett e sua filha Mônica Marchett Charafeddine.

Uma das provas que incriminam os mandantes é a documentação do ato de transferência de um Gol branco, de propriedade da Sementes Mônica, dado como forma de pagamento pela execução das mortes, ao ex-soldado PM Célio Alves, cúmplice do ex-cabo Hércules Agostinho nos dois crimes.

Sérgio Marchett é empresário rural também na Bolívia e Colômbia, possui cidadania boliviana, local onde reside atualmente. Com isso ainda não foi citado no processo em que está sendo acusado desde 2003. Em suma, devido à morosidade de nossa Justiça, já se passaram seis anos da denúncia e ainda não houve sequer a citação de Sérgio Marchett.

Recentemente, o juiz da Terceira Vara Criminal de Rondonópolis prolatou sentença, na qual pronunciou os acusados Hércules de Araújo Augustinho, Célio Alves de Souza e o advogado Ildo Roque Guareschi, ou seja, os três acusados serão submetidos a julgamento pelo plenário do juri, cabendo à sociedade a decisão de condená-los ou absolvê-los. Resta agora aguardar a designação da data do julgamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet