Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AUTORIA DE BOTELHO

Lei que institui Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética é sancionada

Foto: Reprodução

Lei que institui Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética é sancionada
Nesta semana, o tratamento preventivo e de acompanhamento dos portadores de diabetes foi sancionado em forma da Lei 11.462/21, de autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM), que institui a Política Estadual de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.


Leia também: Escola Estadual abre vagas para Educação de Jovens e Adultos exclusiva para população LGBTI+; matrículas começam dia 20


Objetivo é realizar campanhas de divulgação e alertar a população sobre os riscos da doença e a importância de controlá-la. A lei estadual subsidia as disposições da Lei Federal nº 13.895/19, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética.

Dessa forma, a lei de Botelho determina as seguintes diretrizes: universalidade, integralidade, equidade, descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde; a ênfase nas ações coletivas e preventivas, na promoção da saúde e da qualidade de vida, na multidisciplinaridade e no trabalho intersetorial em equipe; o desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, abertos à participação da sociedade; apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico, dentre outros.

O deputado chama a atenção para os cuidados preventivos, como a prática de exercícios físicos. "É preciso adquirir hábitos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, evitar consumo de bebidas alcóolicas e cigarro. Com essa lei, as campanhas publicitárias poderão ajudar, sobremaneira, a alertar a população sobre os riscos dessa doença", alerta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet