Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Prevenção

Sinop Energia utiliza plataforma do Inmet para monitorar risco de incêndio em áreas florestais próximas a usina

Foto: Reprodução

Sinop Energia utiliza plataforma do Inmet para monitorar risco de incêndio em áreas florestais próximas a usina
Buscando proteger áreas florestais na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a equipe de meio ambiente da Sinop Energia está fazendo o uso do Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio. Administrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a ferramenta monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndios no Brasil.


Leia também:
Incêndio florestal na Bolívia se aproxima de fronteira com Mato Grosso e acende alerta do Corpo de Bombeiros

A medida ocorre devido ao período de julho a setembro ser considerado o mais propenso a incêndios em Mato Grosso. Fatores como a ação humana ou causas naturais, aliados à falta de chuvas e ao clima seco, facilitam a ocorrência de queimadas.

Para André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, a iniciativa se deu devido à necessidade de avaliar e monitorar as condições gerais regionais com relação às possíveis ocorrências de focos de incêndios em florestas, como ação preventiva, para proteger a biodiversidade da flora e da fauna.

“Este monitoramento e observação permanente são muito importantes, pois, além da técnica de determinação do IPI – Índice de Perigo de Incêndio, que é um fator de alerta, têm precisão na identificação de focos de incêndios, permitindo ações preventivas e protetivas das florestas”, explica Vasques.

Como funciona

De acordo com o INMET, o Risco de Incêndio é gerado a partir do Índice de Inflamabilidade, que calcula a possibilidade de um incêndio ocorrer a partir das condições de umidade, temperatura e ocorrência de chuvas. O resultado gera um índice que varia de 1 a 5, sendo atribuído o grau de risco para cada um e intervalo de valor sendo classificado: Perigosíssimo, Grande, Médio, Fraco e Nenhum. Como pode ser observado na figura abaixo:


Dia de Proteção às Florestas 

No último sábado (17), foi comemorado o Dia de Proteção às Florestas. A Sinop Energia relembra a realização trabalhos na área ambiental, tais como a produção de mudas de espécies nativas, a restauração das áreas de preservação permanente do reservatório, monitoramento da fauna incluindo animais e aves, para a conservação da biodiversidade da região amazônica em que o empreendimento está inserido.

 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet