Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

UE fecha acordo para criação de ''bancos maus''

Os líderes da União Europeia (UE) chegaram hoje a um acordo sobre como tramitar os "ativos tóxicos" que estão castigando os balanços das entidades financeiras, que permitirá aos países que desejarem criar "bancos maus" para reunir esses ativos problemáticos.


O acordo foi anunciado ao término da cúpula informal que aconteceu hoje entre os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros.

Os líderes mostraram seu apoio às diretrizes estipuladas pelo executivo da UE, mas ainda devem determinar o método de avaliação dos ativos.

Em princípio - e após definir essas questões técnicas - o acordo deve ser ratificado na cúpula oficial de governantes que acontecerá em Bruxelas nos dias 19 e 20 de março.

Para a UE, enquanto não liberar os bancos dos ativos danificados - produtos estruturados e créditos duvidosos em sua maioria, que não são líquidos porque não há comprador que os queira - o canal de crédito não recuperará a normalidade e as medidas de reativação e as ajudas aos bancos não serão efetivas.

Segundo o enfoque de Bruxelas, cada país poderá decidir como prefere tratar estes ativos, separando-os do balanço dos bancos, em uma entidade paralela a cada um ("banco mau") ou em uma para todas as entidades do país, ou oferecendo garantias públicas sobre os mesmos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet