Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Mais MT Muxirum

Mauro Mendes diz que pretende atingir percentual da Unesco durante lançamento de programa de alfabetização

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro Mendes diz que pretende atingir percentual da Unesco durante lançamento de programa de alfabetização
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (11), um programa de alfabetização envolvendo o Mais MT Muxirum e o Alfabetiza MT. A iniciativa, que tem investimentos de mais de R$ 30 milhões por ano, é considerada pelo Executivo Estadual como a maior da história mato-grossense. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual disse que pretende atingir o índice reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como de erradicação do analfabetismo, que é abaixo de 3%. 


Leia também:
Governo decreta possibilidade de convênios com prefeituras para construção de agroestradas

“Eu estou fazendo isso porque sou filho de uma mãe que saiu desse mundo sem saber escrever o seu próprio nome. Então eu gostaria muito de algum dia poder contar essa história, que ajudei e que nós vamos ajudar a erradicar o analfabetismo em Mato Grosso”, disse, durante o lançamento, o governador Mauro Mendes (DEM), ao relembrar que o analfabetismo é um problema que fez parte da sua vida.  

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em regime de colaboração com os municípios, o objetivo do Mais MT Muxirum é erradicar o analfabetismo em cinco anos. O Alfabetiza MT, por sua vez, pretende garantir a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. 

“O governo está investindo e focando no pedagógico, na qualidade de ensino, em regime de colaboração com 141 municípios. A ideia não é mudar a política de alfabetização dos municípios, é fortalecer a gestão municipal, garantindo autonomia. Lançamos hoje uma política educacional consistente”, destacou Alan Porto, secretário de Estado de Educação.

Conforme o governador, o programa vai contar com mais de 100 coordenadores e mais de 3 mil alfabetizadores no âmbito da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Entre 2017 e 2019, o programa atendeu 12.940 pessoas. Só esse ano serão 48.399, ou seja, 274% a mais do que em três anos. Em 2020 o programa foi suspenso devido à pandemia. 

“O Muxirum é o mesmo programa de alguns anos e não fizemos questão de mudar de nome. Porque ele vai atacar de frente, com força, o analfabetismo aqui no Estado de Mato Grosso. Nós temos ainda 200 mil mato-grossenses, aproximadamente, que são analfabetos. A nossa meta é, em quatro anos, trazer isso para o percentual que a Unesco reconhece como erradicação do analfabetismo, que é abaixo de 3%”, destacou Mendes. 

Consolidando um sonho

Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), Eduardo Ferreira da Silva avalia que os dois programas, em parceria com os municípios, conseguem atender algumas das demandas, inclusive dos planos municipais, do plano estadual e do plano nacional de educação.

“É uma política de Estado e nós precisávamos disso. Felizmente, o atual governo está conseguindo consolidar um sonho que vem de anos. Esse tipo de política realmente possibilita fortalecermos a alfabetização dos anos iniciais e na idade certa. Além do Mais MT Muxirum que atende à outra extremidade, que são aquelas pessoas que apesar de terem passado por toda a idade escolar ainda conseguiram serem alfabetizadas”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet