Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

PACTO EDUCATIVO

Notre Dame promove palestra sobre corresponsabilidade na construção de um mundo melhor

Foto: Reprodução

Notre Dame promove palestra sobre corresponsabilidade na construção de um mundo melhor
A psicóloga e Doutora em Educação pela Unicamp Flávia Maria de Campos fez uma palestra online para toda a comunidade escolar do Colégio Notre Dame de Lourdes com o tema "Corresponsabilidade e a construção de um mundo melhor", tendo como pano de fundo o Pacto Educativo Global, um documento assinado pelo Papa Francisco e enviado a escolas de todo o mundo.


Leia mais: 
Renovação de matrículas de alunos na rede estadual de MT começa na segunda-feira

"Nós, enquanto comunidade educativa, estamos nos apropriando desse documento e tentando fazer com ele um processo de fortalecimento dos nossos princípios, da nossa filosofia enquanto Rede Azul, e convidamos a Flávia Vivaldi, com toda a sua experiência, para fazer conosco uma reflexão sobre o tema", ressaltou a diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes, Irmã Marluce Almeida, na abertura da palestra.

Flávia Vivaldi abriu a live fazendo uma contextualização sobre o Pacto Educativo Global e a psicologia da educação e psicologia moral. "Meu objeto de estudo ao longo dos anos tem sido entender como é que se desenvolve a moralidade humana, qual o impacto dela nas relações humanos, das relações familiares e no ambiente escolar, e como ela pode ser promotora do avanço do desenvolvimento moral, que é o que desejamos que nossos filhos alcancem: um ser humano ético".

A psicóloga contou o quanto foi importante para ela, enquanto pesquisadora, ler o Pacto Educativo Global. "Um documento feito por uma pessoa absolutamente sábia que é o Papa Francisco, porque a gente faz a relação de todos os estudos, de toda ciência que existe por trás da psicologia humana e desenvolvimento com a sabedoria de uma pessoa que deseja um mundo melhor e que as pessoas se tornem pessoas melhores".

O Papa Francisco, analisou a especialista, percebeu a necessidade de investir na ideia de que todos nós seres humanos temos a possibilidade de construir e revelar nossos talentos por meio de personalidades cada vez mais éticas, e daí a necessidade de mudança educativa, uma vez que esse momento histórico traz caminhos de mudança.

"Ele (o Papa) fala que a educação precisa de fato contribuir para uma solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora. E é com isso que ele convoca todas as nações, diante de um cenário muito complexo que é a pandemia, para o pacto educativo global".

Flávia Vivaldi destacou o fato do Pacto não necessitar de um programa ou material específico para ser colocado em prática. "O documento defende que nós precisamos construir uma rede colaborativa, que ele chama de Vila da Educação, uma rede de relações humanas que seja aberta, que precisa colocar a pessoa no centro, não no sentido egocêntrico, mas como um ser que se tornar cada vez mais evoluído e merecedor desta vida no planeta. E com isso há que se construir uma personalidade de se relacionar consigo, com o outro, com o meio ambiente e com tudo o que faz parte da nossa convivência", explica a psicóloga.

De acordo com Flávia Vivaldi, com o Pacto Educativo Global o Papa Francisco propõe um compromisso ou renovação de um compromisso com a educação. "Não é uma ação educativa específica, mas um pacto que denota uma aliança, lembrando que o sentido de aliança na tradição hebraico-cristã é o vínculo do amor estabelecido entre Deus e seu povo e na psicologia essa aliança é você ter o sentido de reciprocidade e o sentimento de pertença a algo maior, sabendo que as nossas origens são origens comuns e essa também é uma fala do papa que coloca o respeito à diversidade como um pressuposto desse pacto educativo", destacou.

O pacto global, observou a psicóloga, anuncia a necessidade de reorientação da própria rota, que é fortalecer a nossa humanidade, a consciência da origem comum e reciprocidade necessária para uma vila global e que foi maravilhoso ler um documento dessa natureza, trazê-lo para a realidade dos seus estudos e, com isso, amparar educadores, educadoras, pais e mães.  

"E como eu, Flávia Vivaldi, que estuda a psicologia moral, pode contribuir para que a escola entenda e coloque em prática o Pacto Educativo Global? Fazendo um passeio por pressupostos de como é que se dá a origem da nossa personalidade, quais são os processos psicológicos que estão envolvidos na construção da personalidade dos nossos filhos, ajudando a conhecer um pouco sobre esse desenvolvimento, pensando ações, analisando juntos a dinâmica de pais e mães nesse papel tão importante de educar os filhos".



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet