Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

reunião com governador

Janaina diz que prefeitos cobram emendas parlamentares, mas burocracia atrasa liberação

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Janaina diz que prefeitos cobram emendas parlamentares, mas burocracia atrasa liberação
A deputada Janaina Riva (MDB), que participa na manhã desta terça-feira (24) de uma reunião no Palácio Paiaguás com o governador Mauro Mendes (DEM), afirmou que os deputados estaduais têm sido cobrados pela liberação das emendas parlamentares, principalmente pelos prefeitos do interior. Segundo a deputada, no entanto, a burocracia das secretarias atrasa a transferência dos recursos.


Leia também:
Em entrega de hospital, Mauro lembra vaias e diz que não pode “olhar só para o agronegócio”

“Os prefeitos têm cobrado bastante as emendas parlamentares, para começar a destravar. Temos uma PEC que está tramitando que é prioridade nossa, que faz um repasse direto para os municípios, e aí os municípios trabalham o projeto direto lá, porque o estado hoje está abarrotado de projetos e isso vai fazer com que a gente fique com dinheiro em caixa, mas demore para chegar lá na ponta, então é uma das coisas que a gente vai conversar com o governador sobre essa possibilidade, facilitando a vida dos prefeitos, dos vereadores e do município, acho que o principal objetivo dos colegas, que todo mundo quer ver, é os recursos chegarem lá na ponta”, afirmou Janaina, na chegada ao Paiaguás.

Segundo a deputada, as emendas são deste ano, mas ainda não começaram a ser pagas, apesar de ter sido dito que seriam enviadas principalmente as da saúde. “É muito importante, a gente está cobrando isso faz tempo já. [Vou] citar um exemplo para vocês, lá em Colíder inaugurou o hospital e não tem ambulância, e tem três emendas de ambulância lá para Colíder, então são coisas que precisam destravar e andar, que o estado podia ter feito uma licitação de ambulância, mas pela burocracia não conseguiu fazer, então vai ter que passar o dinheiro direto para o município e o município adquire”, contou.

Para Janaina, o problema é o excesso de demanda nas secretarias, visto que aumentou a arrecadação e o Estado não tem problemas financeiros para pagar estas emendas atualmente. A emedebista afirmou que como as pastas estão com projetos muito grandes, o ideal seria que a PEC fosse aprovada, para que os recursos fossem transferidos diretamente para os municípios. “Aí a gente passa a ter menos um empecilho e fica mais barato também, porque aí o prefeito licita por lá, faz tudo por lá, é mais tranquilo, consegue usar mão de obra lá... acho mais fácil e mais barato”, defendeu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet