Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

FITS AGRO

Governador diz que aquecimento global é uma realidade, mas destaca ações de MT pelo ambiente

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Governador diz que aquecimento global é uma realidade, mas destaca ações de MT pelo ambiente
O governador Mauro Mendes (DEM) participou, nesta quarta-feira (25), da abertura do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS Agro na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt). Na ocasião, Mauro afirmou que o aquecimento global é uma realidade, e destacou ações de Mato Grosso pelo meio ambiente.


Leia também:
Mauro responde Coldplay e destaca que estado tem 62% de seu território preservado: “Mato Grosso dá exemplo para o mundo”

“A inovação tem que ser incorporada e vocacionada levando em consideração todos os conceitos de sustentabilidade e para trazer soluções a uma das mais desafiadoras problemáticas que vivemos hoje, que é a questão do aquecimento global. Podemos correr do problema, mas não de suas consequências”, afirmou o governador, defendendo o uso de tecnologia e inovação de forma vocacionada à produção sustentável e à resolução dos problemas causados pelo aquecimento global.

De acordo com Mauro, apesar de algumas pessoas ainda duvidarem do tema, o aquecimento global é uma realidade que já tem mostrado efeitos negativos evidentes, inclusive em Mato Grosso. “Em todas as regiões do planeta vemos que o clima muda, o regime de chuvas muda, regiões estão sendo desertificadas, grandes alterações estão acontecendo e isso está trazendo consequências práticas. No Brasil, o regime de chuvas diminuiu muito, o nosso Pantanal está secando, as nossas lavouras estão sendo prejudicadas e o custo do alimento está subindo. Todas essas mudanças trazem consequências que chegam na mesa e no dia a dia de todos nós. Essas discussões e contribuições podem ajudar, com tecnologia e inovação, para trazer soluções a esses graves problemas”, pontuou.

Mauro ainda apresentou de que forma Mato Grosso tem agido para reduzir os efeitos climáticos, e citou o monitoramento rigoroso do desmatamento ilegal, feito via satélite, que foi implantado já no início da gestão.
“Um estudo da UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] mostra que nos dois últimos anos 100% dos focos de desmatamento no estado foram autuados por nós. E isso porque conseguimos detectar qualquer desmatamento ilegal acima de 1 hectare. Não há nenhum desmatamento que não possamos identificar e punir os responsáveis”, declarou, ao ressaltar que os alertas de desmatamento no estado, nos últimos 12 meses, diminuíram em 21,7%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet