Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Novo ensino médio

Governador pede celeridade em implantação de maior carga horária e formação profissional e técnica

Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Governador pede celeridade em implantação de maior carga horária e formação profissional e técnica
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (26), o governador Mauro Mendes (DEM) pediu celeridade na implantação do ‘Novo Ensino Médio’ em Mato Grosso. Dentre as características estão maior carga horária de estudos e formação profissional e técnica. As mudanças começam a valer em 2022 para cerca de 50 mil alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino.


Leia também:
Após volta às aulas, Seduc inicia entrega de novos uniformes para estudantes da rede estadual

O Documento de Referência Curricular de Mato Grosso - Etapa Ensino Médio, foi homologado em maio deste ano e publicado em Diário Oficial por meio da Portaria Nº 356/2021. “É uma grande oportunidade de fazer um Ensino Médio que agregue valores, oportunidades aos nossos estudantes”, afirmou Mauro Mendes.

As mudanças seguem as alterações definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 2017, assim como nas Diretrizes Nacionais do Ensino Médio (2018) e a homologação da Base Nacional Comum Curricular (2018).

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, dentre as principais mudanças estão o aumento da carga horária de 800 para 1.000 horas anuais e a organização curricular em cinco itinerários formativos.

“O Novo Ensino Médio garante possibilidades de escolhas aos estudantes, que são os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. O objetivo principal é garantir a oferta de educação de qualidade e aproximar as escolas à realidade dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e também para a vida em sociedade”.

Além da formação geral básica, com aulas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que será mantida, será inserido o itinerário formativo com Projeto de Vida, Eletivas e Trilha de Aprofundamento (Educação Profissional e Tecnológica).

A formação geral terá carga de 1.800 horas e os Itinerários Formativos 1.200 horas ao longo dos três anos.
O itinerário formativo, segundo Alan, representa a grande transformação no Ensino Médio. É um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo que os estudantes poderão escolher. Com ele, os estudantes podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP.

O currículo vai possibilitar aos estudantes aprofundar seus estudos nas áreas de conhecimento que mais se identificam ou, ainda, em cursos ou habilitações de formação técnica e profissional. “O ensino vai se tornar mais interessante, além do estudante poder sair com uma formação profissional e técnica direto para o mercado de trabalho”.

O plano de implementação prevê que os itinerários Projeto de Vida e Eletivas serão trabalhados pelos próprios professores da rede estadual de ensino. Já em relação à Trilha de Aprofundamento, a Seduc fará parcerias, hoje discutidas com o Senai e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec).

Em 2021, a Matriz do Novo Ensino Médio será aplicada em 71 escolas que oferecem o Ensino Médio em Mato Grosso e já possuem requisitos técnicos, como ensino em período integral. Nas outras 241 escolas será aplicada a Matriz de Transição.

O secretário acrescenta que o Novo Ensino Médio trará mudanças significativas para a vida dos alunos da rede pública estadual de ensino, mas trará principalmente pessoas preparadas para aturarem na grandiosidade econômica que é o Estados. “Se somos referência no agronegócio, nossos alunos poderão dizer que são referência de ensino no país”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet