Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

próximo mês

Diante do avanço de variantes, Gilberto confirma aplicação da terceira dose da vacina em MT

27 Ago 2021 - 15:14

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Diante do avanço de variantes, Gilberto confirma aplicação da terceira dose da vacina em MT
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, confirmou que Mato Grosso irá começar a aplicar a terceira dose de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) na segunda quinzena de setembro. Segundo ele, a aplicação será de reforço e prevenção diante do aumento de casos das novas variantes Delta e Alpha em todo o país. Os primeiros a serem imunizados serão idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, como aquelas pessoas em tratamento de câncer e HIV+.


Leia também:
Kalil flexibiliza medidas de controle da Covid e permite 70% do público em praças, parques e eventos sociais; saiba mais

Ainda de acordo com Gilberto, a aplicação será em todas as pessoas destes grupos, por serem mais vulneráveis, independente da vacina que tiverem tomado. A dose de reforço será de Pfizer ou Janssen. “O que existe é um indicativo do Ministério da Saúde de que a terceira dose possivelmente será Pfizer e Janssen, porque são as aquisições que o Ministério Está fazendo”, explicou.

“Existe estudo científico das várias vacinas, inclusive ontem mesmo em rede nacional foi apresentado os resultados, e qual é a perda de imunidade que se tem ao longo dos meses por causa da vacina, e por conseguinte com as variantes novas que chegam, que não existiam ao momento em que as vacinas foram produzidas, essa é a preocupação de um reforço, até porque não se sabe exatamente o quanto essas novas cepas podem interferir nessa cobertura de imunidade da população. Uma decisão preventiva que é bem avaliada por todos os especialistas da área”, completou o secretário.

A respeito da vacinação de adolescentes, que já começou em alguns estados, mas não em Mato Grosso, Gilberto elogiou o planejamento de alguns municípios como Várzea Grande, que já começaram o pré-cadastro deste grupo.

“O Ministério da Saúde já sinalizou que vamos começar a vacinar dos 12 aos 17, e dentro desse grupo os adolescentes que têm comorbidades, que são deficientes. (...) Nada melhor do que estar planejado, não precisamos esperar chegar a vacina para ir cuidar do planejamento. Como são pessoas que são especiais, que têm dificuldades inclusive de locomoção, muitos terão que ser atendidos em hospital, em sua residência, é, portanto... primeiro é saber quantos são, onde eles estão, e um cadastramento prévio é uma boa iniciativa de planejamento, aplaudo a iniciativa do secretário Gonçalo [de Várzea Grande]”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet