Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

coronéis

Mauro nega politização e diz que lista de PMs para promoção não chegou em suas mãos

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro nega politização e diz que lista de PMs para promoção não chegou em suas mãos
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a lista de possíveis tenentes-coronéis a serem promovidos a coronéis não chegou em suas mãos, e negou que tenha havido politização e ‘apadrinhamento’ na escolha dos nomes da lista. Na última quarta-feira (25), o deputado estadual Sargento Elizeu Nascimento (PSL) emitiu um requerimento pedindo explicações ao comandante da Polícia Militar, coronel Assis.


Leia também:
Deputados aprovam requerimento e Assis deve explicar critérios para promoções de coronéis da PM

“Não me chegou a lista ainda, vai chegar oficialmente no início da semana que vem. Foi publicada uma lista dentro de um rito normal, esse processo é submetido a oportunidade de recurso, deve estar acontecendo, vai ser julgado e esta lista é finalizada. Só vou olhar para cara dessa lista quando ela oficialmente chegar em minhas mãos. A minha decisão é técnica, sempre foi e sempre será”, afirmou Mauro nesta sexta-feira (27).

Os deputados estaduais aprovaram um requerimento para que o Governo Estadual explique quais foram os critérios de promoção de 16 coronéis da Polícia Militar. O requerimento foi feito pelo deputado Sargento Elizeu Nascimento (PSL) após denúncias de que haveria irregularidades na composição final da lista apresentada pela Comissão de Promoção de Oficiais (CPO) e pelo Comando Geral da PM. O Comandante Geral da PM, Jonildo José de Assis, tem cinco dias para responder.

O requerimento foi lido na sessão desta quarta-feira (25), e pede que o Comando Geral encaminhe as respostas aos seguintes questionamentos: Quais os critérios para que os tenentes-coronéis fossem inseridos na lista de promoção; Qual o posicionamento do Comando Geral quanto a denúncias de irregularidades na formação da lista; Qual o método analítico das notas apresentadas pela CPO e pelo Comando, de cada tenente concorrente ao posto de coronel; e Quais os critérios utilizados além do Art. 21 e seus incisos da lei 10.076 de 2014.

Elizeu ainda requereu a ficha criminal, operacional, administrativa e o histórico de produtividade de cada tenente que concorria ao posto de coronel, a documentação integral dos últimos cinco anos dos tenentes selecionados e aptos à promoção, que acontecerá no próximo dia 5 de setembro de 2021 e a cópia da ata de votação, com os votos dos membros da CPO.

Mauro negou, ainda, que haja a possibilidade de Assis ser substituído no comando da PM. “Qualquer pessoa que fale baseado em suposições está fazendo fofoca. Quem me conhece um pouco sabe que sou muito ruim de vazar informação. Se tenho satisfações ou insatisfações, dificilmente ou quase impossivelmente falo isso para alguém. Se alguém está arriscando como já arriscaram tantas vezes em dizer que secretário A ou B, que secretaria A ou B teria modificação, todos que arriscaram erraram, perderam ou fofocaram. Provavelmente estão fazendo isso de novo”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet