Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

contra a covid-19

Deputada quer proibir exigência de ‘passaporte da vacina’ em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Deputada quer proibir exigência de ‘passaporte da vacina’ em Mato Grosso
Após o município de Rondonópolis (219km de Cuiabá) ter decidido que os estabelecimentos comerciais devem cobrar a carteira de vacinação contra a Covid-19 dos clientes, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um Projeto de Lei (PL) para proibir tal exigência. Segundo ela, a medida é um contrassenso enquanto a vacina não estiver “amplamente à disposição da população”.


Leia também:
Deputados retiram assinatura e barram CPI do Gás: ‘não adianta jogar para a plateia’
 
"É um contrassenso se pararmos para pensar que a maior parte da população não se vacinou não porque não quis vacinar, mas sim pela falta de vacina para atender a todos. Então o poder público não oferece vacina para todos e impede a circulação dessas pessoas porque não vacinaram? É um absurdo. Eu, por exemplo, gostaria de ter vacinado antes. Tomei a primeira dose, mas não tomei a segunda ainda por que não chegou a minha vez e devido a esse espaçamento adotado justamente pela falta de vacinas suficientes para atender toda a população", defendeu a parlamentar.
A emedebista ainda afirmou que a vacina não exime a população e o comércio de continuar adotando todos os cuidados de biossegurança contra a covid-19 e lembrou  o quão penalizado o comércio está para impedir que as pessoas entrem e consumam.
"A pandemia por si só causou sérios danos à economia. Impedir a população de entrar nos estabelecimentos comerciais e congêneres porque não se vacinou, é acabar de enterrar o restante dos comércios que sobraram de portas abertas e acabar com os empregos que ainda restam. O meu projeto de lei que deve ser lido na próxima sessão quer coibir justamente isso", finalizou.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso (Abrasel-MT) também se posicionou contrária à medida, e afirmou que não é competência das empresas a cobrança pela vacinação, e sim do poder público. O PL de Janaina ainda não foi votado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet