Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

saneamento básico

Prefeito se reúne com secretário do MDR para discutir fim dos lixões na baixada cuiabana

Foto: Assessoria

Prefeito se reúne com secretário do MDR para discutir fim dos lixões na baixada cuiabana
O prefeito Emanuel Pinheiro se reuniu na tarde da última segunda-feira (30) com o secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, para tratar sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos de Cuiabá e dos demais 12 municípios da baixada cuiabana que compõe o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá. A intenção é pôr fim a todos os lixões da região.


Leia também:
Emanuelzinho sugere que VG compre água de Cuiabá para distribuir a 13 mil famílias

De acordo com a assessoria de imprensa, a reunião foi articulada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, e realizada em Brasília. "A pauta da reunião foi o tratamento dos resíduos sólidos, a solução do problema com foco no interesse comum. Ou seja, para o Governo Federal, os projetos e programas que visem o interesse comum ou que afetem um ou mais municípios, em uma região metropolitana ou em um consórcio intermunicipal, são prioridade”, explicou Emanuel.

Segundo o prefeito, o trabalho de Cuiabá no saneamento básico e a meta de universalização do sistema de água e esgoto até o final de seu segundo mandato chamou a atenção do Governo Federal, mas ainda há situações que precisam ser resolvidas, como os lixões.

“Há o interesse do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Saneamento, de fazer do Vale do Rio Cuiabá um projeto piloto para solução do problema de resíduo sólido, que é um problema comum dos 13 municípios que compõe o Vale do Rio Cuiabá, formado por mais de 1 milhão de habitante. Sou presidente desse Consórcio e construímos uma agenda altamente positiva visando alcançar o desenvolvimento sustentável, ou seja, o tratamento dos resíduos solo, a sua transformação em energia, a sua geração de emprego e renda, reciclagem, enfim, aproveitamento e todas as outras formas de tratamento do resíduo sólido produzido no Vale do Rio Cuiabá”, argumentou.

De acordo com Emanuel, o Ministério do Desenvolvimento Regional, via Secretaria Nacional de Saneamento, se dispôs a doar todos os Procedimentos de manifestação de Interesse (PMI) para o projeto, desde estudos preliminares até projetos de interesse público, um estudo completo dos resíduos sólidos e a solução com o desenvolvimento sustentável.

O secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, destacou que a pauta será estudada pelo Governo Federal. "Fico agradecido e o meio ambiente só tem a agradecer e vamos trabalhar essa pauta", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet