Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

ESTUDO NACIONAL

Moradores de três municípios de MT irão participar de pesquisa sobre comportamento da Covid-19

01 Set 2021 - 12:15

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Michel Alvim

Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) é realizada em diversos estados brasileiros

Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) é realizada em diversos estados brasileiros

A partir da próxima semana, moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger começam a participar de estudo lançado pelo Ministério da Saúde que pretende mostrar o comportamento do vírus da Covid-19 em território nacional.


Leia também:
Bolsonaristas de MT devem lotar mais de 100 ônibus rumo a Brasília; caravana tem fila de espera com 80 pessoas

Nesta semana, a equipe da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde apresentou a metodologia de pesquisa à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). O Estado auxiliará na divulgação da ação e na articulação, se necessário, junto aos municípios, conforme foi informado em coletiva nesta quarta-feira (01).

De acordo a técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Magda Duarte, a expectativa é de que o estudo seja concluído até o dia 30 de setembro. Nesse período, serão visitadas 1.233 casas e coletadas 4.193 amostras em Mato Grosso.

Os participantes serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

O estudo de soroprevalência vai mostrar qual é o comportamento do vírus no Brasil, como e em quais estados, capitais ou regiões metropolitanas a infecção pela Covid-19 tem sido mais intensa. Os resultados dos exames dos participantes servirão como uma amostragem para a pesquisa, indicando qual é o cenário epidemiológico em todas as regiões do país.

“A ideia é gerar conhecimento cientifico com a amostra do território nacional para a tomada de decisões, assim como entender o comportamento da doença no território. Sabemos que o Brasil é muito diverso e tem decisões diferentes em cada área”, explicou.

Magda informa que as equipes do laboratório estarão devidamente uniformizadas e identificadas. Durante as visitas, as equipes farão perguntas sobre renda, raça/cor, escolaridade, idade e estado civil. O objetivo também é entender a situação sociodemográfica dessa população.

“O Governo de Mato Grosso apoia integralmente essa pesquisa e articula isso junto aos municípios. Essa é, provavelmente, a maior pesquisa de prevalência realizada no mundo em relação à Covid-19, com a coleta de sangue de mais de 200 mil pessoas em todo o país. O objetivo é chegar ao percentual de pessoas que já tiveram contato com o vírus”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O estudo

A partir dos dados coletados, será possível observar as características socioeconômicas e epidemiológicas dos pesquisados, bem como o cálculo da letalidade da doença, fornecendo subsídios para que o Ministério da Saúde possa traçar as melhores estratégias no enfrentamento da pandemia.

A pesquisa trabalhará com pessoas selecionadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - a PNAD COVID-19, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As informações sobre a identificação dos participantes ficarão em sigilo.

As pessoas serão contatadas primeiramente por ligação telefônica, com reforço por mensagem de texto ou Whatsapp. Essa ligação vai confirmar alguns dados do participante e perguntará quantos e quais moradores daquela residência aceitam participar do estudo. A adesão é voluntária e menores de 18 anos precisam ter a autorização de pais ou responsáveis.

Depois da confirmação dos dados, o agendamento para coleta de sangue é realizado de acordo com o dia e horário definido pelo participante. Os técnicos que farão a coleta nas residências estarão uniformizados com crachá de identificação, camiseta e boné com a marca da campanha.

Os participantes terão acesso ao exame de forma individual. O Ministério da Saúde divulgará os resultados da pesquisa em documentos técnicos e coletivas de imprensa – a previsão de conclusão é para setembro deste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet