Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

deixados para trás

Gilberto diz que municípios dizem que já ‘cumpriram tarefa’ da vacinação, mas dados oficiais mostram o contrário

05 Set 2021 - 08:00

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Gilberto diz que municípios dizem que já ‘cumpriram tarefa’ da vacinação, mas dados oficiais mostram o contrário
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que, apesar de alguns municípios já sinalizarem que “cumpriram a tarefa” da vacinação, com aplicação da primeira dose em 100% da população, os dados oficiais mostram que muitos cidadãos foram ‘deixados para trás’. Gilberto ainda defendeu que haja estratégia de vacinação para estas pessoas, principalmente por meio de ‘saúde da família’.


Leia também:
Gilberto diz que há perspectiva de aumento de internações, mas não vê problema em desativar UTIs

“O que eu posso assegurar é que praticamente os 141 municípios de Mato Grosso já receberam aproximadamente vacinas para vacinar com primeira dose 90% de sua população vacinável. Muitos municípios já sinalizam como se tivessem já cumprido a tarefa de vacinar a população acima dos 18 anos, mas nossos dados oficiais mostram que ainda existem cidadãos que não tomaram a vacina que precisam ser encontrados. Daí estamos pedindo aos gestores municipais para que façam uma busca ativa, se utilizando especialmente das equipes de saúde da família, que é aquela que visitam os lares para que a gente possa imunizar a maior parte da população”, defendeu.

Gilberto afirmou que vários motivos podem levar a esta discrepância de dados e à população não se vacinar, como desacreditar a vacina ou mesmo não ter acesso aos locais de vacinação. “Com certeza deve ser vários motivos, tem um percentual daqueles céticos que não entendem a importância da vacina, outros porque não tiveram acesso ao posto de vacinação, está numa área remota, pode estar na área rural, enfim...”, explicou.

A solução, em ambos os casos, seria a estratégia. “Melhor vacina é a que está no braço, a melhor performance é aquela que está no sistema, e o sistema é que nos dá subsídios para poder corrigir rumo. Então se os municípios não alimentarem o sistema, vamos publicar os resultados que estão lá. No boletim de ontem, vocês podem verificar que tem um rankeamento de performance. Em alguns municípios mostram o número de doses substancial que ainda precisa ser aplicada, e aí precisa mudar a estratégia. Nós temos no mundo a maior rede de salas de vacinas no SUS, em cada município, em cada estado, em cada capital. Então a gente precisa capilarizar mais essas ações, levar os pontos de vacinação mais próximo das pessoas, no bairro, para que ela possa acessar e a gente o mais rápido possível fazer a cobertura vacinal total da população”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet