Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

em meio à pandemia

Emanuel vai recorrer de decisão sobre volta às aulas e se diz inconformado: “Essa briga toda por causa de um mês?”

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel vai recorrer de decisão sobre volta às aulas e se diz inconformado: “Essa briga toda por causa de um mês?”
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que irá recorrer da decisão da juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Capital, que determinou retorno das atividades educacionais presenciais (híbridas) na rede pública municipal de ensino de Cuiabá. Pinheiro se disse inconformado com a decisão, já que segundo seu planejamento, as aulas deveriam voltar dia 4 de outubro, quando todos os profissionais da educação já terão tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19, inclusive respeitando a margem de segurança dos 15 dias após a segunda dose.


Leia também:
Gilberto estuda implantar ‘passaporte da vacina’ em instituições públicas, mas diz que comércio está ‘fora da seara’ do Estado

Emanuel está em Brasília, mas disse ao Olhar Direto que já orientou a Promotoria Geral do Município para que recorra da decisão. “Respeito o entendimento da juíza, mas não concordo. Nesse enfrentamento da pandemia temos um Comitê que desde o início preza pelos cuidados, e tratamos a educação com todo o cuidado, todo o zelo, de forma criteriosa, presando pela vida dos alunos e dos profissionais de educação”, argumentou.

O prefeito lembrou que desde o início da pandemia a Prefeitura se preocupou com os alunos, ofertou kits e alimentação também às famílias, e que todo o preparo para a volta às aulas foi amplamente discutido, com planejamento pela equipe técnica e pedagógica. “Retornamos com as aulas da rede privada de forma híbrida, depois veio a decisão de imunizar todos os profissionais da educação, para voltar às aulas com segurança”, lembrou.

Atualmente há 54 mil alunos e mais de 160 unidades de ensino na capital. De acordo com o prefeito, até dia 1º de outubro todos os profissionais já terão sido vacinados com a segunda dose há pelo menos quinze dias, por isso a decisão de retorno no dia 4 com aulas híbridas.

“E agora por causa de um mês a gente pode colocar em risco todo um planejamento? Não quero que aconteça como em Sorriso, onde voltaram as aulas e 13 profissionais testaram positivo. Isso também já aconteceu em Várzea Grande, em escolas estaduais em Cuiabá, e eu optei pelo caminho da segurança”, afirmou.

Novo decreto

Na última quarta-feira (31), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) emitiu um decreto autorizando o funcionamento de boates, casas de shows e eventos, com lotação máxima de até 50% da capacidade. Apesar das críticas quanto à incongruência de ‘liberar as boates, mas não as escolas’, o prefeito argumenta que a comparação não é válida.

“Estamos há um ano e meio com essas casas de shows proibidas de funcionar, o que gera um problema econômico muito grande. Apesar disso, eu sempre prezei pela segurança, liberei alguns estabelecimentos com 80% da capacidade, mas estas casas mantive em 50%. Além disso, esses eventos são feitos de forma sazonal, duas ou três vezes por semana, e vai quem quer. A capacidade de mil lugares, por exemplo, só vai poder ir 500 pessoas e é um ou dois dias por semana que vai ter show e olhe lá. As escolas não, primeiro todos são obrigados a ir, segundo, é todos os dias, de segunda a sexta-feira, e todos ficam juntos numa mesma unidade de ensino”, argumentou o prefeito.

Segundo Emanuel, diante desta constância no contato e na obrigatoriedade de comparecer – principalmente dos profissionais – o ambiente escolar se torna mais perigoso para o contário pelo novo coronavírus (Covid-19), e por isso a necessidade da imunização completa.

“São dois pesos e duas medidas, e mesmo assim todos [nas casas de shows]continuarão sendo monitorados. Se houver descumprimento das medidas de biossegurança eu tenho poder de editar novos decretos mesmo antes do vencimento para garantir a segurança da sociedade”, completou Emanuel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet