Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PÓS-COVID

Deputado defende atenção a cirurgias eletivas e tratamentos de sequelas pelo Governo do Estado

05 Set 2021 - 14:36

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Deputado defende atenção a cirurgias eletivas e tratamentos de sequelas pelo Governo do Estado
O deputado estadual Dr. João (MDB) afirmou que diante da queda do número de casos e internações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19), o governo do Estado deve se atentar, agora, ao retorno das cirurgias eletivas e também aos tratamentos de sequelas físicas e psicológicas da doença. O parlamentar afirmou que apresentou emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) neste sentido.


Leia também:
Bancada de MT vota com o governo, mas “minirreforma trabalhista” é enterrada no Senado

“Precisamos fazer, agora, gráficos como vinha fazendo em relação à Covid, ao número de casos, ao número de óbitos, porque agora tem muita cirurgia represada”, defendeu o emedebista. “Temos que resolver um problema muito sério, um problema crônico do Estado, que é a parte de neurocirurgia, a parte de cardiologia, de cateterismo, angioplastia, a parte de ortopedia. Está totalmente fora, um absurdo de pacientes, e também outra que está muito represada é a parte de cirurgia pediátrica, então vamos colocar tudo isso no documento, fazer medidas em função disso”, completou.

O parlamentar afirmou que já pediu um levantamento junto à Central de Regulação do Estado e de todos os municípios, principalmente os municípios-polo, para saber quantas pessoas estão na fila das cirurgias eletivas. Para além disso, outro problema que se aproxima é o dos pacientes que ficaram com sequelas.

“Outra coisa que estamos propondo é um segmento psiquiátrico inclusive, não só da fisioterapia, para um psicólogo acompanhar muitos pacientes que estão com problemas muito sérios de locomoção, de problemas familiares, problemas de esquecimento, vários tipos de complicações que teve com o Covid, e vai aparecer mais, porque é uma doença nova, cada dia que passa aparece mais complicações”, afirmou.

Dr. João defendeu a estratégia de realizar as cirurgias por meio de mutirões. “Não têm condições da Secretaria de Saúde monitorar e organizar tudo. Você pega por regiões e faz o mutirão, como até hoje ainda tem alguns mutirões na área de oftalmologia, de catarata, na área de cirurgia de vesícula, de hérnia, de fimose para criança, de pediatria, então acho que mutirão, pelo tamanho do estado é uma das soluções a ser organizada”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet