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Rumo é a única que apresenta proposta para construção de ferrovia; Estado tem 15 dias para analisar

03 Set 2021 - 10:38

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Airton Marques

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Secretário Marcelo de Oliveira

Secretário Marcelo de Oliveira

A empresa ‘Rumo’ foi a única a apresentar proposta para construção da ferrovia estadual de Mato Grosso, que vai ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. O projeto prevê investimento de R$ 12 bilhões em recursos privados. O Governo do Estado, agora, tem quinze dias para analisar a proposta antes de assinar o contrato e dar a ordem de serviço.


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“Hoje é um dia histórico para o estado de Mato Grosso, a primeira ferrovia estadual brasileira, dentro do seu território. É um momento histórico que vai mudar a realidade do estado de Mato Grosso. É um marco para esse estado, para a cidade de Cuiabá, para as pessoas que lutaram, que vieram e que acreditaram nesse estado. E é um marco também para os mato-grossenses que batalharam a vida inteira e aqui ficaram para ver esse momento histórico”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, durante o evento de abertura do envelope.

Segundo o diretor da Rumo, Guilherme Penin, o prazo para conclusão da ferrovia é de cinco anos, mas os trechos podem ser liberados assim que forem finalizados. “O que foi apresentado no projeto é uma construção faseada. À medida em que a gente vai avançando, a gente vai colocando novos terminais. Acho que essa é a grande força desse projeto, como temos o terminal hoje em Rondonópolis, capitamos e trazemos as cargas (...) e o plano da companhia é, à medida que se vai construindo se colocam outros terminais que já iniciam a operação, de maneira que você não precisa esperar cinco ou sete anos para ter toda a infraestrutura construída e iniciar a operação”, explicou.

Caminhos da ferrovia

Na noite da última quinta-feira (2), em Brasília, um acordo de cooperação técnica que fornece 100% de segurança jurídica para a construção da primeira Ferrovia Estadual em Mato Grosso foi assinado pelo governador Mauro Mendes e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Também participaram os senadores Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes; e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda). 

A Ferrovia Estadual ligará Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária que leva ao sul do país. O ministro da Infraestrutura garantiu apoio total à construção da ferrovia e declarou que esse traçado vai trazer muitos benefícios à população. 

O acordo veio após uma semana de turbulências a respeito do assunto, já que o Governo Federal editou uma Medida Provisória sobre o ‘Marco Legal das Ferrovias’ e, depois, modificou o texto dela sem avisar aos senadores. O senador Jayme Campos (DEM) chegou a afirmar que se o ministro prejudicasse a construção da Ferrovia Estadual em MT, isso seria ‘mau-caratismo’.
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