Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

GESTÃO DA PANDEMIA

Emanuel critica governo por desativar Centro de Triagem e UTIs Covid: 'postura temerária'

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel critica governo por desativar Centro de Triagem e UTIs Covid: 'postura temerária'
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), criticou a decisão do governo estadual de encerrar o Centro de Triagem na Arena Pantanal, assim como de desativar ao menos 130 UTIs Covid-19 em todo o estado. As medidas foram anunciadas na semana passada pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.


Leia também:
Na tentativa de unificar grupo de oposição a Mauro, Emanuel reúne prefeitos e vices do MDB

“Fecha o Centro de Triagem, UTI no Metropolitano e na Santa Casa. É temerário essa postura, mas é da alçada deles. Está sendo discutido no Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT) e eu oriento Cuiabá a esticar a corda e enquanto tiver qualquer risco da pandemia, toda estrutura ficará vigilante para atender a população”, disse.

Emanuel ainda rebateu a afirmação de Gilberto, de que com a desativação do Centro de Triagem, a testagem da população seria repassada ao município, que não estaria cumprindo sua função, de cuidar da atenção básica.

“Sempre assumimos, o município carrega a saúde do estado nas costas. Ai do estado se não fosse Cuiabá, por isso nos orgulhamos de Cuiabá ser mãe de todos os municípios”, pontuou.

A desativação de leitos leva em consideração a queda na taxa de ocupação. Atualmente, o estado mantém 618 leitos de alta complexidade e alguns deles serão transformados em UTIs convencionais. A intenção do estado é manter o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, exclusivamente para casos de Covid-19. Já na Santa Casa, em Cuiabá, apenas dez serão mantidos, para receber eventuais pacientes que passem por cirurgia e estejam infectados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet