Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PROJETO INÉDITO

Renato Junqueira se reúne com autoridades do governo de Mato Grosso e apresenta Faculdade Republicana

Foto: Da Assessoria

Renato Junqueira se reúne com autoridades do governo de Mato Grosso e apresenta Faculdade Republicana
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (10), o Republicano Renato Junqueira apresentou ao vice-governador do estado, Otaviano Pivetta, ao secretário executivo de Educação, Amauri Monge Fernandes e demais autoridades o funcionamento da Faculdade Republicana, projeto inédito no país, mantida por fundação partidária e certificada pelo Ministério da Educação. No encontro, também estavam presentes o presidente estadual do Republicanos, Adilton Sachetti e o vereador por Cuiabá, Eduardo Magalhães.


Leia mais:
Mauro argumenta que Brasil vive maior seca em 100 anos e reitera que buscará medidas para ‘minimizar efeitos’ no Pantanal

Na reunião, realizada no Palácio Paiaguás, Junqueira falou sobre o desejo em ter Cuiabá, e demais municípios de Mato Grosso como polos da Instituição, que tem a matriz em Brasília, no Distrito Federal.

“A Faculdade Republicana nasceu para ser grande. Os cursos de graduação e pós-graduação trabalham as várias dimensões do processo político, promovendo formação teórica e prática do funcionamento das instituições no Brasil e no mundo. Nossos professores combinam formação acadêmica e atuação política, oferecendo o que há de melhor em nosso país para nossos alunos,” destacou o republicano.

O secretário executivo de educação, destacou na reunião o interesse do estado em expandir a educação aos atores públicos mais preparados, sejam eles assessores, políticos, gestores públicos, jornalistas, organizações sociais ou profissionais de relações governamentais.

“É mais uma oportunidade de educação com qualidade aos mato-grossenses. A secretaria de estado de educação fica à disposição, naquilo que cabe a nós em auxiliar e agilizar a implantação da Faculdade Republicana, que trará mais educação a todos, em especial os gestores públicos,” finalizou Fernandes.

“O Republicanos tem se destacado por ser objetivo, a sigla é consistente quando pensamos em políticas públicas a longo prazo. Então esse é o papel do Republicanos e estamos indo pelo caminho certo”, destacou o vereador por Cuiabá, Eduardo Magalhães. 

O vice-governador do estado parabenizou o partido republicano pelo bom exemplo de aplicação de recursos partidários. Otaviano Pivetta destacou que a iniciativa é muito bem vinda em Mato Grosso.

“Se todos os partidos tivessem essa iniciativa para formar assim, com qualidade, novos políticos para se prepararem para essa carreira profissional, nosso sistema politico seria muito mais eficaz. Contem com o governo de Mato Grosso.”

Faculdade Republicana

Renato explicou às autoridades que a conquista da Faculdade Republicana ocorreu durante seu mandato como Presidente da Fundação Republicana Brasileira, em 2017, no qual foi autorizado o credenciamento da Instituição. Em 2021 a Faculdade recebeu a autorização para ofertar os cursos a distância.

“Por Lei, os partidos políticos precisam estar à frente de fundações ou institutos que promovam educação política e a nossa até então já realizava cursos preparatórios, mas queríamos algo a mais. O processo todo para nossa conquista como Instituição de Ensino Superior iniciou-se em 2013, a autorização chegou em 2018 e em 2019 nós iniciamos o funcionamento acadêmico e administrativo,” destaca Junqueira.

A instituição já tem convênios com a Universidade de São Paulo (USP), maior faculdade de ensino superior no âmbito público e com Universidade em Madri, na Espanha.

“Os valores da Faculdade Republicana são ligados à conservação e ao aperfeiçoamento da autoridade democrática. Em termos práticos, queremos contribuir para uma ordem política livre, plural, conectada às prioridades das pessoas, ética e eficiente na universalização das condições de cidadania. Nossa missão é promover formação e treinamento em alto nível para atuação em assessorias, redações de jornais, funções públicas, movimentos sociais e processos eleitorais”, explica Renato, que também é secretário nacional do Jovens Republicanos.
 
Jovens Republicanos 

O republicano Renato Junqueira, secretário nacional dos Jovens Republicanos marca presença neste sábado (11/09), em Cuiabá, no 2º Encontro da Juventude Republicana no estado, que ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 8h.

No evento, será empossada a Comissão Estadual e Secretários Municipais dos Jovens Republicanos.
Durante o evento será realizado projeto de lei em conjunto com os jovens presentes voltado às políticas públicas para a juventude, missão dada pela diretoria nacional da sigla. O projeto será protocolado pelos deputados federais do Republicanos, no Congresso Nacional, em Brasília.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet